Saúde

Foco do Mosquito da Dengue é identificado em Carlos Barbosa

04/04/2018
Portal Adesso - Foto: Daiane Altíssimo

     A Secretaria da Saúde de Carlos Barbosa, divulgou a identificação de foco positivo do mosquito Aedes Aegypti no município.  A larva foi coletada no último dia 28 de março, sendo que a Vigilância Ambiental coletou larvas suspeitas e encaminhou para o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul – LACEN, onde nesta terça-feira (03), foi confirmado.

     As larvas foram encontradas em armadilha confeccionada com pneus contendo água parada em seu interior, localizada nas proximidades da rodoviária. Assim, a Secretária da Saúde, Letícia Lusani, informa que, a partir desta quarta-feira, 04, uma equipe está realizando a delimitação de foco em 300 metros do entorno do local, o que consiste em vistoriar todos os imóveis nesta área.

     Este é o segundo foco positivo para o mosquito neste ano em Carlos Barbosa, sendo que ambos são oriundos de armadilhas confeccionadas pela Administração Municipal. A Secretária Letícia complementa informando que o primeiro caso, no mês de fevereiro, foi localizado no bairro Navegantes, oportunidade em que 575 residências foram vistoriadas por Agentes de Campo e Agentes Comunitários de Saúde.

     As armadilhas visam proporcionar um ambiente favorável para criação do Aedes para assim poder intervir no controle do vetor, com isso, atualmente, são vistoriadas 57 armadilhas semanalmente, uma a cada 250 habitantes, além de 26 pontos estratégicos, como cemitérios, borracharias, floriculturas e lavagens de veículos a cada quinze dias. Além disso, diariamente os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Campo realizam visitas nas residências para identificar possíveis focos do Aedes Aegypti. Em janeiro foram realizadas 740 visitas em residências, já no mês de fevereiro foram 1.029 e em março 1.226. visitas E ainda, todos os meses são vistoriados 20 imóveis públicos.

Com isso, é necessária a colaboração de todos os barbosenses, permitindo que a equipe de Agentes Municipais, devidamente identificada com crachá e colete da Prefeitura, vistorie o pátio das residências.  Informações e denúncias podem ser realizadas na Secretaria Municipal da Saúde, através do 3461-8954.

 

 

MAIS NOTÍCIAS