Eventos/Cultura

Eliani Lanzarini fala sobre a vinda do grupo Le Arti per Via em Carlos Barbosa

08/08/2018
Portal Adesso - Portal Adesso

     Presidente do Projeto ACI Itália fala sobre repercussão dogrupo italiano que se apresentou na cidade. A visita do museu itinerante Le Arti Per Via continua sensibilizando os moradores de Carlos Barbosa. Em sua primeira turnê pela Serra Gaúcha, o grupo de italianos esteve se apresentando em Carlos Barbosa, Bento Gonçalves, Nova Bassano,além de outras cidades no Rio Grande do Sul.

     Nesta quarta-feira (8) a Presidente do projeto ACI Itália, Eliani Lanzarini conversou com o PORTAL ADESSO a respeito da integração cultural promovida pela entidade, bem como a importância de projetos como este.

     De todos os locais onde o grupo esteve ao longo dos 12 dias de estadia, Eliani conta que a recepção na Serra foi a mais marcante. Os traços da colonização, como a cultura, dialeto e culinária, presentes nos roteiros L’amore di Colonia e Recanto Bergamasco, foram o diferencial que cativou os italianos.

     “A comitiva se sentiu muito acolhida pelos moradores. Foi uma experiência extremamente positiva, tanto para os moradores tanto quanto o grupo visitante. Como coordenadora do projeto, estou muito feliz, pois conseguimos atingir nosso objetivo, que é esse intercâmbio cultural”, conta.

     Com o objetivo de fomentar cada vez mais os laços interculturais, a ACI promove todos os anos uma viagem rumo a outros países. Em maio e junho deste ano, a comitiva barbosense esteve na Itália.

     Para 2019, Eliani afirma que a viagem poderá ganhar novos rumos. Após muitos pedidos, está sendo cogitada uma Missão ACI com destino Portugal.

 

 

MAIS NOTÍCIAS