Geral

Prefeitura de Bento encaminha mais de mil pessoas ao mercado de trabalho

05/09/2018
Portal Adesso - Foto: divulgação

 

     De janeiro a agosto deste ano, 4.360 pessoas utilizaram os serviços oferecidos pelo programa, tendo como prioridade beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) e credenciados no Cadastro Único. Além do encaminhamento para oportunidades profissionais, dentre suas ações, o Acessuas atua constantemente na qualificação da comunidade a partir da promoção de palestras, cursos e oficinas para famílias e adolescentes.

     Em 2018, foram capacitadas 2.863 pessoas nas cerca de 30 atividades realizadas, que abrangeram cursos de lanches rápidos em parceria com o Senac, cursos de informática em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC), oficinas de como se portar em entrevista de emprego e de elaboração de currículos, e aulas de português para os imigrantes haitianos.

     Para secretária da pasta, Milena Bassani, a iniciativa transforma a realidade dos beneficiados. "Proporcionar para pessoas que estão em situação de risco ou vulnerabilidade social a capacitação e a inclusão no mercado de trabalho é de extrema importância, como forma de garantir o direito a cidadania. Queremos cada vez mais buscar parcerias para que mais usuários sejam incluídos no mercado e tenham a sua independência financeira", salienta.

     O próximo curso disponibilizado pelo Programa inicia no dia 14 de setembro e abordará técnicas de jardinagem, em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul- Campus Bento Gonçalves, com participantes selecionados pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS's), todas as sextas-feiras. A ação contará com a parceria do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro Revivi.

     Enquanto no Brasil a taxa de desocupação fechou em 12,2% no ano de 2018, os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam 2,44% no índice de desempregos no Município.

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS