Geral

Imigrante realiza missa em homenagem a Dom Aloísio Lorscheider

01/10/2018
Portal Adesso - Fotos: divulgação

     A Missa em homenagem a Dom Aloísio Lorscheider será na quinta-feira, dia 04 de outubro, na Capela do Convento Franciscano São Boaventura, localizado na Avenida Ipiranga 601, bairro Daltro Filho em Imigrante.

     A celebração, referente ao translado do Cardeal para o Santuário de Aparecida, iniciará às 8h30min, e será transmitida pela Rede Aparecida de Comunicação. Todos estão convidados para participar. A mudança de local que abriga o corpo do Cardeal ocorreu com base nas normas da Santa Sé. Porém, será construído um memorial em Imigrante e em outros locais onde Lorscheider teve uma atuação mais forte.

     Segundo os dados do Santuário Nacional de Aparecida Dom Aloisio Lorscheider nasceu em Estrela em 08 de outubro de 1924, foi ordenado sacerdote em 1948 e bispo em 1962, após a nomeação do papa João XIII. Além de exercer seu episcopado na Diocese de Santo Ângelo (RS), participou de todas as sessões do Concílio Vaticano II de 1962 a 1965, atuando como membro das Comissões Conciliares.

     Em 1973 foi nomeado arcebispo de Fortaleza pelo Papa Paulo VI. O mesmo pontífice o criou cardeal em 24 de abril de 1976, o que fez com que Dom Aloísio participasse de dois conclaves. Em 1978, o primeiro, que elegeu o papa João Paulo I. Na ocasião, tornou-se o primeiro brasileiro a receber votos em um Conclave, segundo as palavras do próprio pontífice eleito. E depois, tomando parte no que elegeu João Paulo II.

     O Papa polonês o transferiu para a Arquidiocese de Aparecida em 1995 até sua renúncia, pedida após atingir o limite canônico de idade, deixando a Arquidiocese em 2004. O religioso entregou o cargo para Dom Raymundo Damasceno Assis e retirou-se para o Convento dos Franciscanos, em Porto Alegre, onde passou os últimos anos de sua vida. Faleceu em 23 de dezembro de 2007.

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS