Esportes

Clube Esportivo está a um passo de subir para a Série A

Vitória contra o Guarany de Venâncio Aires deixa o time bentogonçalvense a um empate da Elite do Futebol Gaúcho
06/05/2019
Portal Adesso - Foto: Kevin Sganzerla/divulgação

     O campo encharcado e a pressão da equipe adversária não foram suficientes para conter o ímpeto alviazul na busca do grande objetivo desta temporada – que entra na história por ser a campanha centenária do clube. O acesso à elite do futebol gaúcho em 2020 ficou mais próximo após a vitória conquistada neste domingo (05), diante do Guarani, em Venâncio Aires, pelo placar de 2 a 1. Com o triunfo, a classificação pode ser obtida até mesmo com um empate no próximo final de semana, quando a equipe recebe o adversário no estádio Montanha dos Vinhedos.

     Após uma forte chuva antes do início da partida, o gramado do estádio Edmundo Feix ficou alagado em diversos pontos – dificultando o bom andamento do jogo e, consequentemente, a troca de passes. Apesar disso, o Esportivo se mostrou uma equipe capaz de adequar seu estilo de jogo em qualquer situação. Mesmo com o revés inicial – pois Yuri Souza, aos 34 minutos da primeira etapa, abriu o placar para o time da casa – o alviazul foi para o intervalo com o empate. O camisa 10 Athos, aos 43, igualou o marcador após rebote no chute de Xaro. 

     Mantendo a pressão na etapa final, o zagueiro Jonas, aos 5 minutos, aproveitou a cobrança de Athos e desviou de cabeça para virar o jogo. A frente no placar, o clube soube segurar a pressão da equipe de Venâncio e manteve o resultado: 2 a 1. O time que entrou em campo foi a base utilizada pelo técnico Carlos Moraes ao longo do campeonato – e que emplacou a melhor campanha da competição até o momento: Jonatas; Jackson, Cleiton, Gullithi, Jonas e Xaro; Nunes, Robert e Athos (Diego Torres); Toni Júnior (Gustavo Xuxa) e Zulu (Nena). “Temos mais 90 minutos, mas fico muito emocionado ao falar desse grupo pelo empenho e resultado conquistados em toda competição”, declara o comandante. 

     Sempre diferencial na partida, o maestro Athos, autor de um dos gols da vitória, reforça a importância da união do grupo. “São dois passos, o primeiro cumprimos com excelência. Os méritos são da diretoria, que soube contratar atletas com experiência, e do grupo, que joga com amor ao clube. Temos mais uma partida, a mais decisiva, por isso pedimos o apoio da torcida para recolocarmos o Esportivo na primeira divisão neste ano tão especial”, enfatiza. 

Rumo ao acesso

     Com uma campanha impecável na primeira fase, garantindo o melhor desempenho entre todos os 16 times do campeonato, o Esportivo manteve o ritmo e emplacou novamente o triunfo de seguir adiante na competição nas quartas de finais – quando despachou o Lajeadense. Agora, o clube chega à partida mais importante da Divisão de Acesso 2019. Com um empate, estará na primeira divisão do Campeonato Gaúcho 2020. A decisão ocorre no próximo domingo (12), às 16h, no estádio Montanha dos Vinhedos. Caso avance, o alviazul, além do acesso, disputará a final contra o vencedor da outra semifinal, entre Glória e Ypiranga – com primeiro confronto, em Erechim, vencido pela equipe de Vacaria pelo placar de 1 a 0.

 

MAIS NOTÍCIAS