Turismo e Gastronomia

Bento Gonçalves atrai cerca de 350 mil turistas no primeiro trimestre

Município tem sido o indutor do turismo na região com números que aumentam anualmente
14/05/2019
Portal Adesso - Foto: Franciele Gonçalves /Prefeitura de Bento Gonçalves

     O turismo em Bento Gonçalves tem alavancado cada vez mais e o município tem se consolidado como uma dos principais destinos do Brasil. No primeiro semestre deste ano, 350.023 visitantes passaram pela Capital do Vinho, segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo. Os números foram divulgados durante reunião realizada com o Trade Turístico e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), nesta terça-feira (14),no Benevento Chocolate & Café, nos Caminhos de Pedra. Na oportunidade, a presidente do Comtur, Márcia Ferronatto, reforçou a programação do Dia do Vinho Brasileiro, que acontece de 17 de maio a 2 de junho, reunindo mais de 700 atividades espalhadas no país. “Este não é um evento de apenas um dia, mas serão 15 dias que vão enaltecer as experiências de nossa região”, pontuou. Em Bento, mais de 70 atrações estão marcadas para o período.

     O gestor de projetos de Turismo do Sebrae Emerson Monteiro apresentou o Projeto Estadual Investe Turismo, um espaço destinado a ações de promoções de destinos, visando o crescimento de empresas, através de mapeamento turístico. Turismo acessível também foi pauta da reunião. O presidente do Conselho Municipal de Deficientes Físicos (Comudef), Bruno Soares, destacou a importância de os empreendimentos voltados ao turista investirem em acessibilidade a todo tipo de deficiente ou necessidade.

     O vinho encanado retorna às ruas de Bento. Nos dias 1, 2, 8 e 9 de junho, das 11h às 18h, a Via Del Vino recebe também uma série de programações com o objetivo de trazer o agricultor e visitantes para o centro da cidade. Dentre as atrações, estão Desfile de Carros Alegóricos, Mercatino e shows e atrações culturais.

     O secretário de Turismo, Rodrigo Parisotto, apresentou o balanço das visitas e exposições em feiras, como WTM (São Paulo), Salão Paranaense de Turismo e em Lima, no Peru. “Bento é considerado o principal destino da Serra Gaúcha, e é isso que queremos reforçar lá fora. Mostrar que Bento é a rota de vinhos do Brasil”, enalteceu.

Dados do turismo em Bento


Tempo de permanência - 2018: 1,94

                                                     2019: 2,04

Total de visitantes –    2018: 321.299

                                             2019: 350.023

     Do total, 45,04% são vindos de outras cidades do Rio Grande do Sul, seguido de São Paulo (14,26%), Santa Catarina (8,24%), e o restante dividido entre Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiânia, Espírito Santo, Bahia e Ceará.  


MAIS NOTÍCIAS