Saúde

Secretária responde às críticas feitas ao PAM de Garibaldi

“Não é o paciente, a Secretária ou a Vereadora que decide sobre quem será encaminhado ao hospital”
29/05/2019
Portal Adesso - Foto: Roberto Nichetti/Portal Adesso

     A Secretária de Saúde de Garibaldi, Simone Agostini de Moraes, respondeu às críticas da Vereadora Rosani Fin Flores (PP), feitas na Sessão da Câmara desta segunda-feira (27), sobre a qualidade do atendimento médico no PAM. Em entrevista ao PORTAL ADESSO, a secretária afirmou que todos os atendimentos no PAM ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), são seguidos protocolos. “Não é o paciente, não é a Secretária e não é a Vereadora quem decide sobre encaminhamentos ao hospital, quem decide é o médico, com base no que ele constatar no atendimento” afirma Simone. 

     Simone, ainda explicou que todas as informações dos atendimentos ficam registradas nos prontuários dos pacientes. “Se o cidadão achar que não foi bem atendido pelo médico, ou qualquer profissional da saúde, há um protocolo de denúncia que pode ser preenchido, onde o paciente se identifica, identifica o profissional e faz sua queixa. Esse protocolo é encaminhado posteriormente para ser respondido pelo próprio servidor e fica registrado na secretaria” explica. 

     Sobre um dos casos relatados pela Vereadora Rosani, na Sessão da Câmara, a secretária afirmou se tratar de um atendimento a uma criança de 1 ano e 1 mês que estava com otite – uma infecção no canal auditivo que ocasiona dor. Segundo a secretária, a criança foi assistida pela médica pediatra, mas devido a interferência da Vereadora, para que a paciente fosse enviada ao hospital, foi chamado um otorrinolaringologista, especialista no caso, da cidade de Taquara.




MAIS NOTÍCIAS