Economia

Reajuste nas tarifas da Corsan

Conta de água tem aumento de 7,69%. Transporte intermunicipal de passageiros também sofreu acréscimo
03/06/2019
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) aprovou o aumento nas tarifas da Corsan e para o transporte de passageiros intermunicipal. O consumidor sentira um acréscimo de 7,69% nas contas de água e 4,575% nas passagens de ônibus para outras cidades.

     A Corsan tentou um aumento de 25,84%, que foi negado pela Agergs. Para chegar ao índice proposto, foi considerado a metodologia vigente nas revisões tarifárias anteriores, nos quais os ativos eram atualizados com base no Índice Nacional de Custo da Construção Civil – INCC. Com a negativa, o aumento será de 7,69%. O aumento será acrescido as contas a partir de julho.

     Já o aumento nas passagens intermunicipais se deve pela atualização dos efeitos inflacionários ocorridos nos últimos 12 meses. Para compor o cálculo são levados em consideração a variação do óleo diesel (20,6%), as participações de chassi e carroceria (9,4%) e pessoal e demais custos (70%). Para a serra gaúcha o aumento será de 4,575%

     Os reajustes foram publicados no Diário Oficial do Estado no dia 31 de maio.

MAIS NOTÍCIAS