Política

Federalização da RSC 470 fica apenas no discurso

26/07/2013
Portal Adesso - Foto: Portal Adesso

          Em cerimônia realizada no Palácio Piratini no último dia 16, o ministro dos transportes César Borges oficializou que no máximo em dez dias assinaria a federalização da rodovia. Contabilizando o dia do anúncio, a assinatura deveria ter sido feita na tarde deste quinta-feira (25), no entanto, até agora, nenhum anúncio foi feito. Lideranças da região buscam por informações e ainda aguardam alguma confirmação.

            Por enquanto, única coisa que a comunidade serrana tem é a esperança de que sejam realizadas melhorias na estrada que registra alto número de acidentes e mortes. De acordo com o presidente da CIC/SERRA, Ademar Petry, a expectativa que todos tinham foi frustrada e ninguém do governo federal ou estadual se manifestou sobre a assinatura. " Ainda aguardamos ansiosos o anúncio da federalização da RSC 470. Esperamos que a promessa do ministro seja cumprida o mais breve possível", destacou.

            Dentre os trechos que o governo federal deveria assumir está o que passa pelos municípios de Nova Prata, Veranópolis, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Com a federalização, a rodovia terá a chance ser duplicada, uma vez que os recursos para a obra virão do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre - DNIT, e não do DAER ,que sequer consegue conservar as estradas da região.

            Em 2012, a campanha pela federalização da RSC-470 que é coordenada pela Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (CICS Serra) e  Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste com apoio de diversas entidades de classe e movimentos sociais como o “RSC-470 Viva!” entregaram ao ministro 100 mil assinaturas, pedindo agilidade a atenção ao processo.

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS