Política

Deputada Luciana Genro quer o fim dos fogos de artifícios no Estado

Assembléia Legislativa aprovou projeto que agora deverá ser sancionado pelo governador Eduardo Leite
16/10/2019
Portal Adesso - Foto: divulgação

     A Assembleia Legislativa aprovou na terça-feira (15), um projeto que proíbe a utilização de fogos de artifício com ruído no Rio Grande do Sul. O projeto da deputada Luciana Genro (PSOL), foi aprovado por 28 votos favoráveis contra 15 votos contrários. A iniciativa tem o objetivo de evitar os transtornos causados pelo barulho dos fogos a pessoas no espectro autista, idosos, crianças e animais.

     “O ruído destes artefatos causa muito sofrimento a uma grande parcela da população e aos animais. Existem fogos de artifício silenciosos, que preservam a beleza dos espetáculos de luzes e não fazem mal a ninguém. Esses poderão seguir sendo utilizados”, disse a deputada.De acordo com o documento aprovado, estão proibidos o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no RS. A medida prevê multa de R$ 2 mil a R$ 10 mil a quem infringir a lei – valores que, de acordo com o projeto, devem ser obrigatoriamente destinados ao Fundo Estadual de Saúde.

     O texto original do projeto foi modificado por uma emenda do deputado Tenente-Coronel Zucco (PSL), que estipula proibição de fogos com ruído acima de 100 decibéis. A deputada Luciana Genro foi contrária à emenda, que acabou sendo aprovada por maioria dos parlamentares.

     Com a aprovação pela Assembleia, o projeto agora será encaminhado para sanção do governador Eduardo Leite. Nesta terça o Legislativo também aprovou o PL 19/2015, do deputado Gabriel Souza (MDB), que restringe a venda de fogos de artifício e proíbe sua utilização próximo a hospitais, escolas, parques e praças.

MAIS NOTÍCIAS