Eventos/Cultura

5ª SAGRA TREVISANA revive os costumes italianos em Bento

12/03/2014
Imprensa Prefeitura de Bento Gonçalves

 

     Os saberes e fazeres dos imigrantes serão revividos e celebrados no próximo domingo, dia 16 de março, no distrito de Faria Lemos. Durante a 5ª Sagra Trevisana di Faria Lemos, as famílias da localidade se mobilizam para celebrar os costumes dos colonizadores, a maioria de origem trevisana. O evento marca o encerramento do Bento em Vindima, promovido pela Prefeitura de Bento através da Secretaria Municipal de Turismo.

     Ao longo do dia, na praça e no salão da comunidade, os visitantes poderão conferir de perto a elaboração de iguarias típicas como chimia, melado, capeletti, vitelo e galeto al menarosto e o tradicional pão feito no forno a lenha. Outras atrações incluem a confecção de cestos de vime, artesanato em palha de trigo (dressa), jogos populares e a pisa das uvas à moda antiga. "É uma excelente oportunidade para reviver a memória dos nossos antepassados", destaca a subprefeita de Faria Lemos, Rejane Enderle.

     A programação inicia às 9h30min, com a celebração da missa em dialeto talian na igreja Nossa Senhora do Rosário e segue até a parte da tarde, quando será servido café acompanhado de grostoli e cuca, ás 15h30min. Os sabores da farta gastronomia típica prometem encantar o paladar dos visitantes no almoço que será servido a partir das 12h30min. Os ingressos custam R$ 35. Informações e reservas:[email protected].

 

MAIS NOTÍCIAS