Geral

Manutenção de ar-condicionado previne problemas de saúde

Quando o equipamento está sem a limpeza anual, o consumo de energia também pode ser maior
10/01/2020
Portal Adesso - Foto: Portal Adesso

     Com o intenso calor dos últimos dias, muitas pessoas estão usando o ar-condicionado com mais frequência. Mas apesar dos benefícios de se ter um ambiente com temperaturas mais amenas, alguns cuidados devem ser tomados, tanto para não prejudicar a saúde das pessoas que estão no ambiente com o ar, quanto para não haver um aumento excessivo no consumo de energia elétrica.

     Segundo Luciano Frübel, representante de uma empresa de manutenção e instalação de aparelhos de ar-condicionado, a questão da limpeza dos aparelhos deve ser levada a sério. “A recomendação para aparelhos de ar-condicionado residenciais é a limpeza anual. Como todo o ar passa por dentro da unidade, se o equipamento estiver sujo, o ar que entrará no ambiente também estará. A limpeza do aparelho também previne que sejam expelidos juntos com o ar fungos e bactérias, que podem prejudicar ainda mais a saúde” relata Frübel.

     O representante também deixa claro que esse tipo de limpeza “mais pesada” deve ser realizado por técnico em manutenção. “Como são utilizados produtos específicos, não há como o dono do aparelho realizar uma limpeza satisfatória sozinho. O que pode ser feito pelo proprietário, e é recomendado que se faça, é, mensalmente, fazer uma limpeza básica no filtro do ar, removendo a peça e lavando a mesma com água e sabão neutro”, orientou Luciano.

     O ar-condicionado é considerado um dos “vilões” da conta de energia elétrica no verão. Quando o equipamento está sem a limpeza anual, o consumo de energia pode ser maior. “O primeiro fator que leva as pessoas a buscarem a limpeza do ar é a saúde, mas existem outros dois fatores que as pessoas não percebem. Com um ar-condicionado sujo há o desgaste dos equipamentos e o consumo de energia, que já não é baixo, pode aumentar ainda mais”.





MAIS NOTÍCIAS