Geral

Carlos Barbosa registra 63% mais divórcios do que Garibaldi

Números mostram que em 2019 a Terra do Leite e do Queijo registrou número elevado de separações
15/01/2020
Portal Adesso

     Com exclusividade, a reportagem do PORTAL ADESSO buscou junto ao cartório de registros de Carlos Barbosa e Garibaldi dados referentes a matrimônios e divórcios ocorridos no ano passado. Dados mostram que o número de divórcios estão altos e quase se aproximando do número de casamentos. 

     Conforme o Cartório de Carlos Barbosa, no ano de 2019 foram realizados 165 casamentos civis, enquanto o mesmo cartório registrou 108 divórcios, ou seja, mais da metade dos registros da cidade são de divórcios. 

     Já em Garibaldi de acordo com o cartório local, foram feitos 155 casamentos no ano passado e 68 separações registradas, uma média de 43,9% de separações. Esses índices seguem uma tendência nacional, a diminuição do número de matrimônios formais e o aumento no número de divórcios. Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no final de 2019, apontou que o número total de uniões diminuiu 1,6% na comparação com o ano anterior. Já o total de divórcios aumentou 3,2%.

     No Brasil, manteve-se em 14 anos o tempo médio de duração dos casamentos que terminam em divórcio. Em 2008, as uniões duravam 17 anos, em média. A pesquisa mostra também que os homens costumam se divorciar com idades mais avançadas que as mulheres. Na data do divórcio, no ano passado, os homens tinham 43 anos, enquanto as mulheres tinham 40 anos de idade. Os casais costumam se casar aos 30 anos, em média.

     A pesquisa do IBGE também captou que, no ano passado, aumentou para 24,4% o percentual de divórcios entre casais com filhos menores de idade com guarda compartilhada. Especialistas aponta a Lei Federal 13.058/2014, que estabelece que a guarda compartilhada deve ser priorizada, ainda que não haja acordo entre os pais, como a responsável pelo aumento. Ainda assim, em todas as grandes regiões do país, predomina entre as mulheres a responsabilidade pela guarda dos filhos menores.

MAIS NOTÍCIAS