Esportes

Esportivo faz sua estreia no Gauchão 2020 nesta quinta-feira

Time de Bento Gonçalves joga no Estádio Francisco Noveletto Neto em Porto Alegre contra o São José
22/01/2020
Portal Adesso - Foto: Kévin Sganzerla/divulgação

     O tão aguardado momento que marca o retorno do Clube Esportivo Bento Gonçalves à elite do futebol gaúcho está se aproximando. Amanhã, dia 23 de janeiro, o alviazul estreia no Campeonato Gaúcho 2020 diante do São José, de Porto Alegre, às 20h, no Estádio Francisco Novelletto Neto. A partida simboliza a volta do Zebrão à série A após cinco temporadas disputando a Divisão de Acesso. Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre a preparação do Esportivo e a projeção para o Gauchão.

Pré-temporada de intensa preparação

     Foram mais de 60 dias de avaliações, treinamentos e testes preparatórios para que tudo estivesse alinhado até o início do Gauchão 2020. Desde o dia 21 de novembro do ano passado, o plantel alviazul colecionou jogos-treinos e amistosos – oito, no total, sendo uma das equipes do campeonato que mais disputou testes durante a pré-temporada (acompanhe a relação abaixo). Foram 22 gols marcados e apenas cinco sofridos, com cinco vitórias, um empate e duas derrotas.

 

Elenco experiente para a temporada

     O grupo alviazul conta com 25 atletas para a competição. Entre idas e vindas, os jogadores se alternaram na composição do time que deve iniciar a partida contra o São José – e seguir o restante do campeonato. A contratação mais recente foi a do volante Fabrício Lusa, de 27 anos, que é natural de Caxias do Sul e tem formação no Juventude, com passagens por Veranópolis, Linense e AC Kajaani (Finlândia), seu último clube. Confira o plantel completo do Esportivo:

 

Goleiros: Renan Brito Soares; Jonatas Cunegatto; Tiago Kuhn Wiest e Bruno de Lima Quadros.

Zagueiros: Cleiton Sulzbacher da Silva; Rudigullithi da Silva Henrique; Luís Eduardo Gomes Pinto e Edson Borges.

Laterais: Igor Bosel Dias (lateral-direito); Rômulo Rafael da Silva (lateral-esquerdo); Vinícius Bueno Bovi (lateral-direito) e Everton Cordova Correa (Xaro) (lateral-esquerdo). 

Meio-campistas: Lucas Almeida Vergilio (Lucas Hulk); Robert Willian de Souza Ribeiro; Diogo de Lima Barcellos; Cezar Washington Alves Portela; José Tadeu Martins Júnior (Juninho Tardelli); Nathan Netto Dutra e Fabrício Lusa. 

Atacantes: Flavio Torres Ribeiro; Gustavo Gonçalves Castro (Gustavo Sapeka); Marcos Assis de Santana (Marcão); Antônio Marcos de Oliveira Junior (Tony Júnior); Emerson Rodrigues Brito e Mauricio Caprini Pinto.

 Comissão técnica: Técnico: Carlos Moraes; Preparador físico: Gustavo Corrêa; Auxiliares técnicos: Everson Aguiar e Márcio Ebert; Preparador de goleiros: Diego Quadros.

O calendário do Esportivo no Gauchão 2020

O Campeonato Gaúcho 2020 apresentará nova fórmula de disputa. As 12 equipes foram divididas em dois grupos, A e B, se enfrentando dentro e fora das chaves, em turno e returno. No primeiro turno, os times se enfrentam dentro de seus grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as semifinais e finais, em jogo único. 

No segundo turno, as equipes do Grupo A enfrentam as do Grupo B, novamente com semifinais e finais. Os dois campeões de cada turno fazem a grande final do Gauchão, em jogos de ida e volta – caso um time conquiste os dois turnos, será declarado campeão. Já os dois últimos colocados na classificação geral do campeonato são rebaixados para a Divisão de Acesso em 2021.

O Esportivo pertence ao Grupo B, ao lado de Grêmio, Aimoré, Brasil-Pel, Caxias e São José. O Grupo A é composto por Internacional, Juventude, Novo Hamburgo, Pelotas, São Luiz e Ypiranga. Confira a tabela do 1º turno (sujeita a alterações promovidas pela FGF):

23/01: Esportivo x São José (em Porto Alegre)

26/01 Esportivo x Aimoré (em Bento Gonçalves)

29/01: Esportivo x Brasil de Pelotas (em Pelotas)

02/02: Esportivo x Grêmio (em Porto Alegre)

09/02: Esportivo x Caxias (em Bento Gonçalves)

MAIS NOTÍCIAS