Esportes

Morre Valdir Espinosa ex-técnico do Esportivo e do Grêmio

Treinador foi o responsável por revelar Renato Portaluppi, ídolo tricolor
27/02/2020
Portal Adesso - Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA/Divulgação

     Morreu na manhã desta quinta-feira (27) o ex-treinador do Clube Esportivo Bento Gonçalves e do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense Valdir Espinosa. Espinosa estava internado desde o dia 20 de fevereiro após complicações em uma cirurgia realizada na região do abdômen. O treinador tinha 72 anos e atualmente ocupava o cargo de gerente de futebol do Botafogo do Rio de Janeiro.

     Espinosa iniciou a carreira como jogador do Grêmio. Foi atleta profissional por oito anos, também passando pelas equipes do CSA, Esportivo e Caxias. Ao encerra a carreira em 1978 foi convidado, no ano seguinte, para assumir o papel de treinador do Esportivo.

     Após a confirmação da morte de Espinosa o clube de Bento Gonçalves emitiu uma nota de pesar

O Clube Esportivo Bento Gonçalves expressa seu pesar pelo falecimento de Valdir Espinosa, um dos principais técnicos da história centenária do clube. Espinosa comandou a equipe que conquistou o vice-campeonato gaúcho e o consequente titulo de campeão do interior em 1979. Ao todo, foram 66 jogos a frente do alviazul durante aquela temporada – uma das mais vitoriosas até então. O profissional também atuou como jogador do Esportivo na década de 1970. Como treinador, ainda sagrou-se campeão da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Valdir Espinosa era natural de Porto Alegre e faleceu nesta quinta-feira (27), no Rio de Janeiro, aos 72 anos de idade, após complicações de uma cirurgia realizada no abdômen. Atualmente, ele ocupava o cargo de gerente de futebol do Botafogo.

O Clube Esportivo Bento Gonçalves se solidariza com toda a família Espinosa, amigos e torcida nesse momento de dor e perda.

     O Grêmio, equipe onde obteve seus maiores êxitos como treinador, conquistando a Libertadores da América de 1983 e o Mundial de Clubes do mesmo ano, também prestou suas condolências ao ídolo tricolor.

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense informa, com imenso pesar, o falecimento de Valdir Espinosa, um dos maiores técnicos de sua história. Sob o comando de Espinosa o Grêmio abriu as portas do continente e do mundo ao Rio Grande do Sul, conquistando a Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes em 1983.

Valdir Espinosa retornou ao Grêmio em 2016, como Coordenador Técnico e participou da conquista do pentacampeonato da Copa do Brasil. Atualmente exercia o cargo de Gerente Técnico do Botafogo.

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense se solidariza com toda a família Espinosa, amigos e torcida nesse momento de dor.



MAIS NOTÍCIAS