Geral

Restauro da Igreja Matriz de Garibaldi foi entregue a população

Também foi apresentada a nova iluminação externa da Igreja, feita em Led, garantindo custo benefício e economia de energia
09/03/2020
Portal Adesso - Foto: Divulgação e Robson dos Passos
Anterior Próximo

     Mais de oito mil pessoas estiveram presentes na noite de 6 de março, na Praça da Igreja Matriz São Pedro de Garibaldi, para a inauguração do Restauro da Igreja Matriz São Pedro. Depois de três anos de obras, a Matriz teve 90% de sua originalidade restaurada. O investimento total no Restauro foi de 2,6 milhões de reais, assegurado por recursos da Paróquia e doações espontâneas.

     A noite também reservou uma surpresa, também foi apresentada a nova iluminação externa da Igreja. Feita em Led, escolha feita pelo custo benefício e economia de energia. O sistema adotado é de última geração, usado em grandes eventos e catedrais. O sistema é controlado por programa de computador, possibilitando a troca de cores e de efeitos nas cenas, sincronia com música e montagem de cenários. Como a iluminação é automatizada, o sistema possibilita mudança de intensidade e potência. É colorida na frente da Igreja e na parte dos fundos e dos Santos foi optado pela cor branca.

Passado e Presente: Igreja Matriz São Pedro

     Em 18 de junho de 1920, um incêndio destruiu a velha igreja. O Pároco, João Fronchetti, envelhecido, não sentia forças para enfrentar o desafio de edificar nova igreja. Coube ao Frei Bruno de Gillonnay, com o título de Pró-Pároco, comandar a construção. A comunidade católica de Garibaldi e da região se mobilizou e o templo foi inaugurado em 15 de março de 1924. Foi a última obra de Frei Bruno, que em seguida regressou à França, sua terra natal.

     Os Freis Miguel de Mollettes e Gentil de Caravaggio tiveram incumbência de pagar as dívidas, cerca de “600 contos”. A planta da igreja veio da França, com inspiração na Basílica de Lourdes. O engenheiro Agostinho Mazzini foi o responsável pela execução.

     O estilo arquitetônico é neogótico. O templo, tendo em vista o precário material da época, teve que ser retocado várias vezes, para evitar seu progressivo deterioramento. 

     A Igreja Matriz é o mais importante símbolo de religiosidade de Garibaldi. Diariamente, a Igreja Matriz São Pedro recebe turistas, que se encantam com sua história e beleza. Além da arquitetura com linhas neogóticas, destacam-se os vitrais coloridos, as pinturas murais, o altar artístico, a estatuária e seu imponente órgão de tubos. 

     A Igreja estará aberta à visitação diariamente das 7h30min às 17h. As missas acontecem de terça a sexta-feira às 18h, aos sábados às 17h, e domingos às 9h e 18h.


MAIS NOTÍCIAS