Coronavírus

Pacientes com sintomas gripais devem procurar auditório do PAM

O objetivo da medida é centralizar os atendimentos de sintomas que podem ser caracterizados como de coronavírus
22/04/2020
Portal Adesso - Foto: Priscila Pilletti

     O atendimento a pacientes com sintomas de gripe e coronavírus será centralizado em um único local em Garibaldi. Conforme anunciado pelo prefeito Antonio Cettolin nesta quarta-feira (22), pacientes com sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar devem procurar o auditório junto ao Pronto Atendimento Médico (PAM) 24h.

     O objetivo da medida é centralizar os atendimentos de sintomas que podem ser caracterizados como de coronavírus, evitando a possibilidade de disseminação do mesmo. 

     A partir desta quinta (23), o auditório contará com atendimento de médico, técnico de enfermagem e recepcionista, das 8h às 22h. Os pacientes receberão os devidos encaminhamentos de acordo com os sintomas apresentados. 

Saiba mais sobre o coronavírus: 

Quais são os sintomas do coronavírus?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, podendo, em alguns casos, causar sintomas mais graves, de pneumonia e insuficiência respiratória. Os principais sintomas até o momento são febre, tosse e dificuldade para respirar.

Como o coronavírus é transmitido?

A transmissão ocorre pelo ar, por gotículas ou aerossol de secreções de vias aéreas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo (até 2 metros de distância), como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como posso me proteger?

- Lave as mãos com frequência, com água e sabão ou então higienize com álcool em gel 70%;

- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;

- Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar;

- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado;

- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;

- Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.

Como é feito o tratamento do coronavírus?

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. O tratamento realizado é semelhante ao de uma infecção de vias aéreas, com medicações antitérmicas e analgésicas. Em casos mais graves, pode ser necessário internação hospitalar, de acordo com avaliação médica.


MAIS NOTÍCIAS