Coronavírus

Carlos Barbosa passa a oferecer hidroxicloroquina para tratamento de Covid-19

A medida busca dar aos profissionais da saúde uma alternativa para o tratamento da doença
24/07/2020
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     A Prefeitura de Carlos Barbosa recebeu autorização do Ministério Público Federal para distribuir a cloroquina e a hidroxicloroquina aos pacientes com coronavírus que desejarem seguir este tratamento. Os medicamentos só serão entregues para aqueles que forem diagnosticados por um médico com sintomas de Covid-19.

     Segundo informações da prefeitura, a medida busca dar aos profissionais da saúde uma alternativa para o tratamento da doença. Nenhuma pessoa que não desejar será obrigada a aderir ao tratamento. Para aqueles que decidirem pelo tratamento com Cloroquina ou Hidroxicloroquina, combinada com Azitromicina, será necessário a assinatura de um termo de responsabilidade.

     A cloroquina e a hidroxicloroquina são medicamentos disponíveis há muitos anos para a prevenção e tratamento da malária e também para o tratamento de algumas doenças reumáticas como artrite reumatoide e lúpus. Investigadores chineses demostraram a capacidade dessas drogas de inibir a replicação do coronavírus em laboratório. Um estudo francês mostrou que a eliminação do coronavírus da garganta de portadores da COVID-19 se deu de forma mais rápida com a utilização da combinação de hidroxicloroquina e o antibiótico azitromicina, quando comparados a pacientes que não usaram as drogas. Entretanto, não há, até o momento, estudos suficientes para garantir certeza de melhora clínica de pacientes com COVID-19 quando tratados com cloroquina ou hidroxicloroquina.

MAIS NOTÍCIAS