Agricultura

Bento Gonçalves lidera ranking de cidades com o maior número de agroindústrias do Estado

Ao todo, 33 empresas estão incluídas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar
27/07/2020
Portal Adesso - Foto: Arquivo/Portal Adesso

     Se já não bastasse o título de Capital Brasileira do Vinho, o município de Bento ganhou mais um título, dessa vez o prêmio é de Capital Gaúcha das Agroindústrias. De acordo com o Departamento Estadual de Agricultura Familiar e Agroindústria, o município conta com 33 empresas inclusas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), até o último balanço realizado no dia 30 de junho.

     Um dos principais motivos do município estar liderando este ranking, se deve pela existência de políticas públicas voltadas para este setor e também por diversos projetos que auxiliam o pequeno e médio produtor rural. Bento também é a única cidade do Estado a contar com um programa municipal voltado para a agroindústria.

     Destas 33 indústrias cadastradas no Peaf, 15 são produtoras de farináceos, ou seja, massas, pães e biscoitos. Dessas 15, 60% são produtoras de agnoline, o famoso capeletti. As demais empresas, são produtoras de outros produtos. São elas, sete de geleias, cinco de vinhos coloniais, três de sucos, uma de destilados, uma de miniprocessamento de aipim e um entreposto de ovos.

     De acordo com o ranking, a segunda posição é ocupada pela cidade de Erechim, que conta com 29 empresas cadastradas. E, na terceira posição, aparece o município de Santo Antônio da Patrulha, com 28 agroindústrias.

     No Estado do Rio Grande do Sul, são 1.441 agroindústrias familiares cadastradas no Peaf. E, nos 65 municípios pertencentes ao Nordeste Gaúcho, são 271 empresas regularizadas.

MAIS NOTÍCIAS