Saúde

Setembro Dourado alerta para o diagnóstico do câncer infantojuvenil

Por mais um ano, Bento Gonçalves está engajada na campanha mundial que tem o laço dourado como símbolo
01/09/2020
Portal Adesso - Foto: divulgação

     O câncer infantojuvenil pode ter sintomas difíceis de notar ou comuns a outras doenças pediátricas e o diagnóstico precoce pode salvar vidas. O mês de setembro tem um significado muito importante para o Instituto do Câncer Infantil (ICI). A campanha Setembro Dourado alerta para a conscientização da primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. 

     Desde 2014, Bento Gonçalves está engajada nas ações do Setembro Dourado com uma campanha informativa coordenada por um grupo de voluntárias. Em 2020, as ações do município passam a contar com a chancela oficial do Instituto do Câncer Infantil, que tem sede em Porto Alegre e presta assistência a pacientes de oncologia pediátrica em todo o estado. A partir desse ano, a empresária bento-gonçalvense Renata Sandrin, que já era embaixadora do ICI, passa a integrar o Conselho de Administração do instituto para a gestão 2020/2024, o que possibilita ainda mais o fortalecimento da campanha no município. 

     Em Bento Gonçalves, há 15 crianças e jovens com tratamento multidisciplinar vinculado ao Instituto do Câncer Infantil. O atendimento a esses pacientes ocorre na própria sede do Instituto ou no Hospital Geral de Caxias do Sul, um dos seis complexos hospitalares no estado que têm centros de referência em oncologia pediátrica conveniados ao ICI. São hospitais públicos ou conveniados ao SUS cuja qualidade assistencial aos pacientes de câncer infantojuvenil não perde para os hospitais privados e cobrem praticamente todo o território gaúcho.

     O acompanhamento do Instituto do Câncer Infantil vai muito além do tratamento ao paciente. Para ter as melhores chances de cura, o paciente de câncer infantil precisa de acesso rápido a centros de atendimento especializados. A resposta terapêutica nos casos de uma assistência integrativa, com profissionais de diferentes especialidades cirúrgicas e pediátricas, costuma ser excelente, de acordo com o dr. Algemir Lunardi Brunetto, um dos fundadores do ICI e atualmente superintendente da instituição.

     Além do tratamento integrativo, em se tratando de câncer infantil, Brunetto pontua que não se trata apenas do paciente, mas do acolhimento à família, já que comumente o diagnóstico compromete a estrutura emocional das pessoas mais próximas, assim como a capacidade de trabalho dos pais e por consequência, as condições econômicas daquele núcleo. “A importância do Setembro Dourado está em criar um espaço para debatermos melhores políticas publicas de atenção integral ao paciente, assim como refletir sobre a importância da solidariedade e apoio a essas famílias para que nada lhes falte e elas tenham a chance do melhor tratamento”, destaca Brunetto.

     O trabalho do ICI é permanente, mas ganha ainda mais visibilidade no mês de setembro. Especialmente nesses tempos de pandemia, a campanha Setembro Dourado tem um papel ainda mais crucial na disseminação de informações sobre o câncer infantojuvenil. O superintendente do instituto acredita que casos novos podem e devem estar aumentando sem um diagnóstico adequado devido às restrições no sistema de saúde que acarretam em desassistência. “O momento é difícil, mas com a conscientização de todos – agentes de saúde, políticos, imprensa e sociedade em geral – podemos buscar que o dano seja o menor possível. Em relação aos pacientes já em tratamento, é crucial que não deixem de ir ao hospital e cumpram seu tratamento na íntegra”, elenca. 

     Em Bento Gonçalves, as ações do Setembro Dourado serão concentradas no dia 19, com a visita do Leão da Coragem à cidade. O mascote do ICI e voluntários da campanha farão um pedágio informativo na Praça Vico Barbieri durante a manhã. Acompanhe as ações do Setembro Dourado nas mídias sociais do @institutodocancerinfantil ou no site reparenodetalhe.com

MAIS NOTÍCIAS