Tempo

Especialistas preveem inverno dentro da normalidade no RS

Nova estação teve início na madrugada desta segunda-feira (21)
21/06/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação/Fernando Dias/Seapdr

     O inverno no Hemisfério Sul começou na madrugada de hoje (21) às 00h32 e terminará no dia 22 de setembro às 16h21 (horário de Brasília), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com Flávio Varone, mestre em meteorologia da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), sem a influência de fenômenos climáticos globais, como El Niño e La Niña, o Inverno 2021 será dentro da normalidade no Rio Grande do Sul (RS).

Previsão para os próximos meses

     Para os próximos meses, as condições climáticas deverão ser mais próximas da normalidade, com o ingresso mais regular de frentes frias, que são os principais mecanismos de chuva ao longo do inverno gaúcho. Tal condição implica na ocorrência de chuvas bem distribuídas e com volumes acima da média em alguns setores do Estado.

     Nos últimos dez dias de junho espera-se chuvas expressivas, com volumes acima de 100 mm, o que amenizará a condição de estiagem em grande parte do Estado. Porém, as primeiras semanas do inverno permanecerão frias em todas as regiões.

     Em julho, o ingresso de frente frias e massas de ar frio serão regulares e teremos precipitações ligeiramente acima da média na maioria das regiões, com temperaturas mínimas e máximas próximas da normalidade. Para agosto, são esperadas condições similares, com chuvas dentro da normalidade e temperaturas abaixo da média histórica. E em setembro, as temperaturas deverão apresentar sua elevação natural e a tendência é de diminuição da chuva na Metade Sul, com precipitações normais no restante do Estado.


MAIS NOTÍCIAS