Geral

Corpo de motociclista fica cerca de 5 horas aguardando a perícia em Garibaldi

Espera absurda mostra falência dos serviços públicos e a necessidade de melhorias no IGP
19/10/2020
Portal Adesso - Foto: Portal Adesso

     No último sábado (17), um acidente envolvendo uma motocicleta e um caminhão na rua Saldanha Marinho, no bairro São Francisco em Garibaldi, vitimou o jovem Thiago Monteiro, de 24 anos, que fazia serviço de tele entrega.

     Além da tragédia, o que mais deixou familiares, amigos e a comunidade chocados foi a demora dos peritos do Instituto Geral de Perícias – IGP, que levaram horas para chegar ao local do acidente. Sem a chegada dos peritos, a Brigada Militar, SAMU e funerária, não podem mexer ou retirar o corpo do local. O acidente ocorreu por volta das 11h35min e o corpo permaneceu ali até as 16h45min, quando o IGP fez o levantamento e permitiu a retirada, ou seja, cerca de 5 horas. 

     Enquanto isso, familiares e amigos sofriam ainda mais com a situação, olhando para um plástico preto em cima do corpo do ente querido sem poderem fazer absolutamente nada no sol escaldante do último sábado.

Quem atende as ocorrências em Garibaldi são os peritos do IGP de Caxias do Sul, que fica a apenas 40 quilômetros de distância, mesmo assim, foi necessário muitas horas para a chegada dos mesmos. A explicação do órgão é que falta efetivo e são muitas ocorrências, por isso, a demora na chegada dos peritos. 

     Nesta segunda-feira (19), 69 novos peritos foram formados e irão atuar em todo o Estado. Bento Gonçalves irá receber três agentes. O Posto Médico-Legal (PML) da cidade atende outros 22 municípios do entorno e era o que estava com mais dificuldades pela falta de efetivo.

     A cidade receberá uma médica legista e duas técnicas em perícias. Atualmente, a equipe conta com três servidores, mas um deles está pedindo remoção para Caxias do Sul, processo que deverá ser finalizado em 30 dias. Desta forma, o PML de Bento Gonçalves passará atuar com cinco peritos.

MAIS NOTÍCIAS