Geral

Cerca de 400 alunos da Escola Irmã Teofania vão às ruas protestar contra politicagem no Ginásio da Escola

04/06/2014
Portal Adesso / Fotos: Lilian Donadelli - Rádio Garibaldi AM
Anterior Próximo

     Obra inacabada e vereador que “quer ser dono” do local é motivo da principal polêmica comentada no município de Garibaldi nas últimas semanas

            Por volta das 7h45min da manhã desta terça-feira (03), alunos e professores do Instituto Estadual Professora Irmã Teofânia percorreram diversas ruas do centro de Garibaldi para reivindicar a conclusão das obras do ginásio da escola e solicitar uma audiência com o prefeito Antônio Cettolin. O protesto só terminou em frente a prefeitura, onde o Grêmio Estudantil e a direção entregaram documento solicitando a conclusão das obras e o fim do impasse no que diz respeito a cessão de uso do local.

            Conforme a direção, há mais de um ano a escola envia ofícios solicitando uma audiência com o prefeito e jamais foram recebidos, sendo que todas as tentativas foram em vão.

 

Polêmica

 O impasse, segundo a direção da escola, iniciou em 2013, quando o prefeito e os vereadores da situação André Busa (PMDB), Eldo Milani (PMDB), Jones Demari (PMDB), Luis Flori Castro (PTB) e José Bortolini (PDT), juntamente com o deputado Ronaldo Santini (PTB) encaminharam ao Estado um pedido para que o mesmo repasse definitivamente ao município o prédio. Além disso, a atual administração paralisou as obras desde o início de 2012.

Outra reivindicação é devido a pessoas de fora da comunidade escolar utilizar o ginásio mesmo estando inacabado. Também circula na Assembleia Legislativa um ofício pedindo que o ginásio seja de uso dos moradores do Bairro São José e denomina  de Ginásio do São José. O ofício não está em nome do secretário de Esportes, mas sem assinatura.

     O ginásio que era uma reivindicação antiga da escola começou a ser construído no governo do ex-prefeito Cirano Cisilotto. Um acordo em 2009 definia que o local seria utilizado pelos alunos e pelos moradores do bairro São José. Como o terreno pertence ao Estado, a obra foi realizada em parceria entre Estado e Prefeitura e visava beneficiar a comunidade escolar e os moradores do bairro que não possuem salão comunitário.

     Mesmo sem estar concluído, o ginásio é motivo de polêmica, pois segundo a comunidade escolar, atitudes de um vereador do bairro que é aliado político do atual prefeito deixou todos indignados. O nobre vereador produziu documento com a assinatura do prefeito municipal e dos vereadores da situação e remeteu ao Estado para que o ginásio ficasse sob responsabilidade de representantes do bairro. “A Prefeitura sugeriu a indicação de um administrador para o ginásio, ou seja, querem terceirizar a gestão”, comenta Arnaldo Ongaratto, ex-diretor da Escola Irmã Teofania e um dos idealizadores da obra. Ongratto defende o uso compartilhado do ginásio, mas não aceita que outras pessoas fora do meio escolar administre o espaço que ainda nem está concluído.

      A atual diretora, Maria Inês Afonso, diz ter provas que o ginásio mesmo inacabado já foi utilizado para eventos, o que descumpre acordo e clausula de cessão de uso. Nesta segunda-feira (02), o tema foi muito debatido na Câmara de Vereadores, principalmente pelos vereadores da oposição. Um deles chegou a afirmar que as chaves do ginásio está nas mãos do vereador aliado ao prefeito.

     Outro vereador que pediu para não ser citado fez um resumo do que ocorreu no ginásio. “O ginásio foi feito em parceria entre município e Estado para que os alunos do Irmã Teofania utilizassem e os moradores do bairro também. Acontece que tem vereador que se acha dono da cidade e com medo o prefeito faz tudo o que ele pede. Ele simplesmente quis se apoderar do ginásio passando por cima de tudo e de todos e colocar gente dele lá administrando. Encaminhou documento ao Estado tudo “debaixo dos panos”, sem a direção da escola saber. Graças a Deus que a direção da escola e a comunidade percebeu a politicagem e está se mobilizando contra isso tudo”, comentou o vereador.

 

MAIS NOTÍCIAS