Saúde

Prefeitos da região assinam protocolo pra comprar vacinas

Garibaldi, Carlos Barbosa, Bento Gonçalves, Farroupilha, Monte Belo do Sul e outros municípios fazem parte do acordo
27/02/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação

    Prefeitos integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga), estiveram, nesta sexta-feira (26), em Porto Alegre, para dar sequência à força-tarefa instituída nesta semana, para possibilitar a compra de vacinas contra o coronavírus. O Senado aprovou, na última quarta-feira, o projeto de lei que autoriza os estados, os municípios e o setor privado a adquirirem vacinas contra a covid-19 (PL 534/2021). O texto segue para a Câmara dos Deputados.

     A comitiva entregou o protocolo de intenções para compra das doses para a União Química Farmacêutica Nacional, responsável pela fabricação da vacina Sputnik V, da Rússia.  O mesmo protocolo de intenções será encaminhado também ao Instituto Butantan, que produz a CoronaVac, e à Pfizer, que recebeu registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

     Estiveram presentes no ato, o presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga) e prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir Dallé, bem como os prefeitos de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, de Farroupilha, Fabiano Feltrin, e de Caxias do Sul, Adiló Didomenico.

     Participando ao vivo do programa Prato Limpo, o presidente do Cisga e prefeito de Monte Belo, Adenir Dallé, disse que o grupo foi recebido pelo conselheiro da empresa União Química Farmacêutica Nacional, Rui Willig. Dallé ainda afirmou que "a união dos Municípios é fundamental para ter rapidez na hora que tivermos a vacina".

     O Cisga é o primeiro do Rio Grande do Sul a entregar a sinalizar o protocolo para a farmacêutica. A sede do consórcio funciona em Garibaldi na rua Jacob Ely. 

     Atualmente o CISGA é consituído pelos seguintes Municípios:  Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos, Veranópolis, que juntos formam uma população de 381.016 habitantes.



MAIS NOTÍCIAS