Política

Prefeito de Carlos Barbosa também faz balanço dos primeiros 100 dias

A administração Kirch e Bea completou 100 dias de governo municipal no último sábado, 10 de Abril
12/04/2021
Portal Adesso - Foto: divulgação

     Por causa da pandemia de Coronavírus que afeta o mundo todo, os esforços ficaram mais concentrados na área da saúde. Todavia, outras secretarias também tiveram destaque nesses primeiros meses de 2021 como a Educação, Segurança e Trânsito, Agricultura, Projetos Públicos e Meio Ambiente, Assistência Social e Habitação, além do Setor de Vias Públicas. Segundo Kirch, “todas as áreas tiveram atenção e atendimento conforme suas demandas e importâncias para o momento. Porém ainda não foi possível marcar o ritmo de governo por conta de dias muito desafiadores. Neste momento, o foco está na saúde, na recuperação dos doentes e na questão da vacinação. Por conta disso, muitos projetos que deveriam ter sido realizados em outras áreas acabaram sendo focados na área da saúde. Focar nessa área é de extrema importância”.

     Em Carlos Barbosa, cerca de 15% da população foi vacinada com a primeira dose do imunizante contra a Covid, em mais de 20 etapas já realizadas, o que é um trabalho que mostra sincronia e fluidez entre o recebimento das doses e aplicação logo em seguida. Além disso, diversas situações já foram resolvidas na área saúde, como por exemplo, a questão referente à demanda reprimida de dezembro de 2020 e janeiro de 2021, referente às consultas, com as devidas adequações já feitas, a população está conseguindo consultas com maior rapidez.

Melhorias pelo interior

     O prefeito ressaltou que, existem vários projetos travados por conta da pandemia e que demorarão um pouco mais do que o previsto para serem colocados em prática mas, muitos já estão sendo efetuados, como a melhoria das estradas de chão. No momento, equipes trabalham nas localidades do Forromeco, em Linha Vitória e Linha Brasília. Na próxima semana, os serviços continuarão no Forromeco e iniciarão em Santa Luiza e no Cinco da Boa Vista. Aos poucos, todas as comunidades terão as estradas do interior recuperadas, proporcionando melhor qualidade de vida à população.

Saúde financeira do município

     O Prefeito disse que essa é uma questão muito delicada pois, de 2020 para cá, a prefeitura tem R$ 10 milhões a menos nos caixas municipais em virtude da crise do Coronavírus. Muitos maquinários tiveram que ser reformados, compras de pneus precisaram ser feitas e foi preciso dar foco também para algumas obras que apresentaram problemas de estrutura e projeto. Sindicâncias administrativas foram abertas para apurar tais problemas.

Obras pela cidade

     Várias demandas da população, paradas por conta da pandemia, estão sendo executadas. Kirch mencionou como exemplo, obras de drenagem nas ruas Monte Castelo e Padre Arlindo Marcon, além da execução de asfalto nessas ruas, incluindo a Rua João Dêntice. A junção da Linha Sobra com o asfalto da BR-470 também está sendo feita, com previsão de conclusão entre 15 e 20 dias. Todas as ações estão sendo realizadas com muito comprometimento e visando a qualidade de vida da população.

Turismo e esportes

     Existem alguns projetos vinculados ao turismo e aos esportes que serão colocados em prática, tais como, o cicloturismo e a regularização documental e adequações necessárias do ginásio do bairro Aurora que está construído sob cinco terrenos diferentes, sendo um deles, não pertencente ao município. Na área de esportes, sobre o projeto do cicloturismo, Kirch diz, “além de esporte, também é turismo, pois é uma importante fonte de geração de renda para o município e para todos que trabalham na área além de, movimentar a cidade como um todo. Cicloturismo envolve esporte e comunidade, com as trilhas pelo interior e cidade, onde pode-se envolver economicamente e esportivamente moradores e visitantes”.

Maquinário em recuperação

     O prefeito comenta que, "as reformas e recuperações necessárias estão acontecendo porém, somente entre as reformas de caminhões, máquinas e pneus, o gasto passou de R$ 650 mil". Também destaca sobre os 19 veículos da Receita Federal do Paraná, que foram doados para o município, cerca de nove em bom estado e que serão destinados para serviços municipais. Dez desses veículos não poderão ser utilizados pela condição precária na qual se encontram portanto, serão enviados para leilão ou venda de peças.

Cultura

Kirch nomeou o diretor da Proarte desde o início de seu mandato em 4 de Janeiro, pois considera importante o trabalho para a cultura do município. Dentro dessa ideia, vários trabalhos estão acontecendo como captação de recursos para artistas do município, trabalhos literários, adequações e procedimentos de estrutura para futuros projetos relativos à cultura.

Executivo e Legislativo

     Sobre a relação entre os poderes, Kirch diz que é relação muito amistosa, respeitosa e tranquila, além de que, os vereadores estão atentos às demandas da população e da importância dos projetos que são enviados. Reforça que o Executivo e Legislativo sempre devem se unir e trabalhar para o mesmo lado, ou seja o Município.

Amesne

Com relação à questão da Covid-19 e o comércio, o prefeito menciona sua constante participação em reuniões com os prefeitos da Serra Gaúcha. Afirma que foram montados pedidos coletivos para os restaurantes poderem retornar com seus atendimentos até mais tarde da noite, incluindo os sábados. Junto à associação, foi realizado também um pedido de retorno das aulas, enquanto que, aqui no Município, a Secretaria da Educação está montando um esquema de recuperação para quando as crianças puderem retornar presencialmente, com professores a mais em algumas salas do primeiro e segundo ano para conseguirem dar um melhor suporte e atendimento aos alunos.

     Por fim, Kirch também ressalta a importância das outras secretarias que estão trabalhando mesmo que, sem aparecer muito, pois o momento concentra esforços, mídia e decisões em setores mais urgentes como os mencionados acima. Kirch destaca também a boa relação e parceria que tem com a vice-prefeita Beatriz Martin Bianco, a Bea, sempre presente e atuante em todas as áreas do Município, deixando o Gabinete mais ágil e decisivo para questões que podem ser resolvidas por ela também.




MAIS NOTÍCIAS