Geral

Empresário César Cini vai abrir museu de minicarros no Vale dos Vinhedos

Empreendimento deverá estar aberto ao público no mês de julho com diversos modelos em exposição
15/04/2021
Portal Adesso - Fotos: divulgação
Anterior Próximo

     O empresário César Cini, que tem familiares em Garibaldi e é proprietário da empresa Cinex fabricante de moveis de alumínio e vidro em Bento Gonçalves vai inaugurar até o próximo mês de julho uma nova atração no Vale dos Vinhedos. Trata-se do Cini Microcars Collection, um museu que colocará em exposição minicarros fabricados em diversos países. O local escolhido para abrigar a coleção fica na Linha 8 da Graciema em um prédio alugado que terá 600 metros quadrados de espaço. Junto aos carros também terá um café ou restaurante. 

     Antes de entrar em operações, o espaço está sendo readequado e estão sendo construídas as plataformas para os carros. O museu deverá abrir de quinta a domingo. O investimento total deverá girar na casa dos R$ 4 milhões. 

     Cini que é um apaixonado por carros, tem um um acervo de 35 carros, sendo que destes, 27 ficarão expostos. O carro mais antigo é um Austin Seven de 1932. O mais raro da coleção é um Zundapp Janus. Como possui escritório na Itália e viaja constantemente para lá, ele também adquiriu veículos europeus.

     A inspiração de César vem de museus norte americanos e ingleses. Na América Latina, a pesquisa de mercado para a criação do espaço apontou que há coleções privadas de minicarros, mas não há local aberto ao público nos moldes do que será inaugurado agora.

     O impulso dado para que César Cini se dedicasse a este hobby veio da esposa Cátia Giacomello que aconselhou o marido a ter uma distração fora da empresa que consumia todo o seu tempo. 

     Junto com ela, ele adquiriu na Itáia seu primeiro minicarro, um Fiat Cinquecento 1970. Depois, o casal passou a frequentar eventos de carros antigos. A esposa Cátia faleceu em 2018 com 48 anos, vítima de câncer. Desde então, César colocou todas as suas energias neste museu.






MAIS NOTÍCIAS