Saúde

Psicóloga fala sobre o “Janeiro Branco”

10/01/2018 - Fonte: Portal Adesso - Foto: Arquivo/Portal Adesso

Compartilhe:

     Integrante da SER PSI – Associação dos Psicólogos de Carlos Barbosa e Garibaldi diz que o Foco da campanha é a Saúde Mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, 11,5 milhões de brasileiros sofre com depressão.

     Após a série de cuidados com o Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Laranja, o mês de janeiro dará foco para a saúde mental e emocional das pessoas.

     Criado em 2014, o Janeiro Branco, é um projeto de prevenção que visa a reflexão da vida, relacionamentos e de como a saúde mental vem sendo trabalhada individualmente.

     O PORTAL ADESSO conversou a psicóloga Eliane Lanzarin, que falou sobre a campanha e também como auxiliar pessoas próximas que, estão passando por problemas como depressão.

     De acordo com Eliane, é importante que as pessoas criem o hábito de autoconhecimento, para que a partir disto, possam identificar a diferença entre uma tristeza passageira e, uma tristeza frequente que provoque mudanças no comportamento.

     O apoio de amigos e familiares é essencial, pois muitas vezes, a pessoa que sofre com a depressão é mal interpretada. Escutar, conversar, estimular que a pessoa fale e deixar de lado a ideia de que esta tristeza possa ser algo banal, são pontos fundamentais para a ajuda.

     Além disso, estar atento a negação também é muito importante, pois neste momento a pessoa poderá estar fragilizada e não terá consciência de que precisa de auxílio.

    “Incentivar a procura por ajuda, se oferecer para ir junto às consultas, indicar algum profissional ou relatar uma experiência pessoal, é essencial no processo. O primeiro contato que a pessoa fará é com alguém próximo e de confiança, então se mostrar solícito é indispensável”, afirma. 

 

 

Compartilhe:

deixe seu comentário

Publicidade: