Trânsito

Motoristas desconhecem sinalização no acesso a Garibaldi

Sinalização aplicada é moderna e está de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro - CTB
19/04/2024 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: divulgação
Anterior Próximo

     Nesta quinta-feira (19), a empresa contratada para realizar a reformulação do acesso principal de Garibaldi realizou a pintura da sinalização viária da rótula. Com isso, motoristas e pedestres que circulam pelo local passam a ter mais segurança, inclusive quando passa a locomotiva Maria Fumaça, utilizada pela empresa Giordani Turismo no passeio que passa pelos três municípios da região: Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves. O projeto de melhoria compreendeu a ampliação da pista de entrada e saída da cidade para duas vias, sendo até o momento finalizada a pavimentação asfáltica, construção de passeio público, instalação dos guarda-corpos e, agora, a sinalização horizontal.

     Pelas Redes Sociais, algumas pessoas estão questionando a sinalização aplicada, e sem conhecer as regras de trânsito, se manifestam falando inúmeras bobagens. Os símbolos utilizados na pista estão de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro - CTB e  tem como objetivo garantir mais segurança aos condutores de veículos e pedestres que utilizam a passagem de nível e reduzir o número de acidentes na ferrovia.

     De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a linha férrea é sempre preferencial e transpô-la sem parar é infração gravíssima, sujeita a perda de 7 pontos na carteira. Isso porque o trem, ao contrário dos demais veículos, precisa de mais distância, cerca de 500 metros, para parar totalmente, mesmo após o operador acionar os freios.

Além da sinalização, o condutor de veículo ou pedestre deve ficar atento para algumas dicas de educação de trânsito:

- Ao se aproximar da linha férrea pare, olhe e escute e somente depois siga;

- Ao ouvir o apito, pare. Este é o sinal que está muito próximo;

- A linha férrea é sempre preferencial;

- Nunca estacione perto da linha férrea e nem aguarde a passagem do trem muito próximo do trilho;

- Não permita que seu filho ou filha brinque nos trilhos e lembre-se que a prática do surf ferroviário é proibida e pode levar à morte.

     Portanto, antes de escrever qualquer asneira em Rede Social, o melhor é ficar informado, assim, evita mentiras, Fake News e ainda por cima, anda mais seguro. 

MAIS NOTÍCIAS