Carros e Motos




No Vale dos Vinhedos Testamos o Renault Fluence

06/12/2013 Portal Adesso / Fotos: Kelvin Jahnke
Anterior Próximo

     Em nosso primeiro teste, a equipe do Portal Adesso Carros e Motos, comandada por Rodrigo e Sandro Brandelli, os "Brandelli Brothers", andou com o  FLUENCE Dynamique 2.0      (o mesmo veículo que é oferecido aos clientes para test drive na concessionparia), e rodamos em trânsito urbano e depois em estrada, mesclando  vias sinuosas e morros, para podermos avaliar o comportamento do carro , nessas situações.  


     O carro tem 6 air bags, faróis de xênon com lavador, sensores dianteiros e traseiros de aproximação, controle de estabilidade , controle de tração, freios ABS nas 4 rodas, auxílio de frenagem de emergência, distribuição eletrônica de frenagem, ar condicionado digital dual zone (na dianteira e banco  traseiro), chave cartão hands free, GPS integrado no painel, regulador e limitador de velocidade, entrada auxiliar e usb para o som, teto solar elétrico, bancos e volante revestidos em couro e rodas 17”.

     Com o veículo em movimento começam a surgir as principais virtudes do modelo. A primeira delas é uma direção elétrica com equilíbrio perfeito entre a leveza nas baixas velocidades e o peso certo quando um maior desempenho é exigido.

     Além disso, é fácil encontrar a melhor posição para dirigir graças às regulagens de altura e de profundidade do volante e de um banco confortável, convidativo para longos trechos. A tela de GPS na parte superior do painel tem um tamanho adequado à boa visualização e as funções do computador de bordo podem ser alteradas com um simples toque na ponta da alavanca direita da coluna de direção.

     O ar condicionado funciona muito bem e permite regulagens individuais para os passageiros da frente  e banco traseiro. O Fluence responde bem em todas as situações e se destaca por um funcionamento suave e silencioso.

     O câmbio CVT é um destaque do carro. Para o trânsito urbano é um grande diferencial. Não se sentem trancos e a suavidade é impressionante. Falta um pouco de emoção, é verdade, mas este é o preço do conforto. Como mais um diferencial há a possibilidade de trocas sequenciais simulando seis marchas virtuais.

     A estabilidade do carro impressionou graças ao bom acerto de chassi e ao uso do controle de estabilidade. Surpreende também o fato de que o modelo, mesmo equipado com pneus de perfil baixo e rodas de liga leve aro 17, tem conforto de rodagem exemplar.

Dados Técnicos do Renault Fluence:

 

PREÇO SUGERIDO  R$ 61.990,00 - Site da Renault                       

COMBUSTÍVEL  Hi-Flex (Etanol/Gasolina)

Potência máxima (cv@rp140 (gasolina)/143 (etanol) @6.000

Torque (kgfm@rp19,9 (gasolina)/20,3 (etanol) @3.750

TRANSMISSÃO

 Tipo de tração           

Dianteira               

CAIXA DE CÂMBIO

Tipo de caixa de câmbio      Manual

Número de relações para a frente             6 marchas              

CAPACIDADE

Tanque de Combustível (L)   60 litros                      

DIMENSÕES

Distância entre-eixos   2.700 mm   

Altura exterior   1.470 mm   

Comprimento exterior   4.620 mm   

Largura exterior - excluindo os retrovisores  1.810 mm           

PNEUS

Pneus: referência     205/60 R16        

PESO (KG)

Carga útil   416 kg                   

Peso em ordem de marcha (kg)     1.369 kg                  

Peso Bruto Total (PBT)        N/I          

VOLUME

Volume do porta-malas  530 litros

MAIS NOTÍCIAS