Trânsito

Garibaldi intensifica melhorias no trânsito e mobilidade urbana

Na cidade e no interior diversas vias receberam sinalização e placas foram substituídas
08/07/2025 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     A  Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, deu ritmo acelerado às melhorias no trânsito e nos espaços urbanos durante o primeiro semestre de 2025. Entre os destaques estão a revitalização da sinalização viária, a reestruturação de paradas de ônibus e a realização de reuniões públicas sobre o novo Plano de Mobilidade Urbana.

    No centro e nos bairros, faixas de pedestres foram repintadas, novas faixas implantadas e taxões refletivos (as populares “tachinhas”) colocados em pontos estratégicos, aumentando a segurança e a visibilidade para motoristas e pedestres. Além disso, placas de “proibido estacionar” foram instaladas em áreas de grande fluxo e diversas sinalizações antigas passaram por manutenção ou substituição.

     No interior do município, a estrutura das paradas de ônibus foi reformada e pintada, garantindo mais conforto para quem utiliza o transporte coletivo. Também foram realizadas pinturas no Ginásio Municipal e a retirada de placas em desuso, colaborando com a limpeza visual da cidade. A secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Luciane Baruffi, destaca que as ações têm impacto direto no dia a dia da população. “Oferecer espaços organizados e bem sinalizados impacta diretamente na segurança de quem transita pelas vias. É um compromisso com o bem-estar da comunidade”, afirma.

Participação popular no Plano de Mobilidade Urbana

     Outro ponto importante da atuação da pasta foi a realização de encontros públicos, em junho, para debater o novo Plano de Mobilidade Urbana de Garibaldi. As reuniões ocorreram na Câmara de Vereadores, CIC Tec, APEME e na Associação de Motoristas, reunindo cidadãos interessados em conhecer e contribuir com as propostas.

     As ideias foram apresentadas pelo consultor Renato Rhoden, da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (FUNDATEC), responsável pela parte técnica do plano. Após as reuniões, a entidade passou a compilar um relatório com as contribuições da comunidade. O documento será analisado em conjunto com a Administração Municipal, que definirá os próximos passos para a implementação do plano. Com uma abordagem que une investimento em infraestrutura e diálogo com a população, a Secretaria busca garantir uma cidade mais segura, organizada e eficiente em sua mobilidade.



MAIS NOTÍCIAS