Geral

Estudante de Carlos Barbosa é premiado em competição internacional

Mateus Colombo conquistou medalha de prata na Genius Olympiad, realizada em Nova Iorque
16/06/2021
Portal Adesso - Foto: Arquivo Pessoal

     O estudante Mateus Colombo, de 20 anos e natural de Carlos Barbosa, foi premiado com a medalha de prata na Genius Olympiad, realizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos, no dia 12 de junho. A competição, que ocorreu de forma online devido a pandemia, reuniu alunos de 85 países que estão cursando o Ensino Médio e tratou de temas e problemas relacionados com o meio ambiente.

     Mateus criou uma lona biodegradável para cobertura do solo, que auxilia no controle da umidade do mesmo e, ainda, impede o crescimento de ervas daninhas. Atualmente cursando Biotecnologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ele desenvolveu o projeto ainda quando era estudante da Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina. 

     Colombo tinha a intenção de produzir uma tecnologia capaz de reduzir a utilização excessiva de agrotóxicos nas plantações. Coordenado pela professora Sandra Seleri, ele nomeou o projeto como “Biomulching”. A lona criada, que serve como cobertura do solo, é feita com cascas de laranja e essência de pimenta.


MAIS NOTÍCIAS