Coronavírus

“Eu tenho medo”, declara chefe da UTI Covid de Garibaldi

A pneumologista Lilian Pasin Jacobi foi a convidada do programa Prato Limpo desta sexta (25)
25/06/2021
Portal Adesso - Foto: Reprodução/ADESSO TV

     A pneumologista e chefe do setor de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid do Hospital Beneficente São Pedro (HBSP), Lilian Pasin Jacobi, foi a convidada do programa Prato Limpo desta sexta-feira (25), no ADESSO TV. Na ocasião, ela comentou sobre a situação atual do vírus em Garibaldi e sobre o trabalho que todos os profissionais de saúde da instituição vêm desempenhando desde o início da pandemia.

     Ao ser questionada pela comentarista, Letícia Brunello Borges, sobre qual o estado de saúde dos profissionais da linha de frente, Lilian afirma que o maior cansaço, no momento, é o mental. “Agora eu digo que estamos com uma exaustão mental. Chegou em um momento que a exaustão era física, cansaço, poias a jornada de trabalho está bem pesada. Hoje nós temos um cair de ficha, estamos com a parte mental cansada”.

     A pneumologista continuou comentando sobre a questão e afirmou que o trabalho está sendo realizado da melhor forma possível, mas o medo de uma contaminação é muito maior que anteriormente. “Eu hoje tenho medo e tenho isso materializado muito mais que no ano passado, pois estou vendo muitos pacientes com minha idade entubados. O medo que estava escondido no ano passado, está aparecendo mais hoje”, afirmou.

     “O que mudou nesse ano para nós, profissionais da linha de frente, é que a gente reconheceu que somos muito humanos e temos muito medo do vírus, como qualquer outra pessoa. E com isso, estamos tendo que lidar de uma forma diferente para poder continuar trabalhando e atendendo a todos com toda a dedicação”, finaliza Lilian.

     Nesta semana, Garibaldi ultrapassou os 5 mil casos positivos para o vírus, o que traz muita preocupação a todos os profissionais de saúde. Atualmente, a UTI do HBSP conta com 17 pacientes internados, sendo que, a instituição disponibiliza 18 leitos para atendimentos críticos. Conforme o último Boletim Epidemiológico divulgado, estão internados em UTIs da região, quatro moradores de Garibaldi.

     Para acompanhar a entrevista completa com a pneumologista e chefe da UTI Covid do HBSP, Lilian Pasin Jacobi, acesse o link: https://www.facebook.com/PortalAdesso/videos/834535384161099

MAIS NOTÍCIAS