Coronavírus

Mais da metade da população já recebeu a 1ª dose contra a Covid-19 no RS

Vacinação em Garibaldi, Carlos Barbosa e Bento também está em ritmo acelerado. Os três municípios, juntos, já vacinaram 70 mil pessoas com 1ª dose
28/06/2021
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     O Rio Grande do Sul (RS) registrou, nesta segunda-feira (28), a marca de mais de 50% da população do Estado com mais de 18 anos vacinada contra o coronavírus. São mais de 4,5 milhões de pessoas imunizadas com uma dose pelo menos até este momento. Cerca de 1,8 milhão já completaram o esquema completo da imunização com a segunda dose ou dose única.

     A previsão é que, com os demais envios de doses previstos para os próximos meses, o Estado consiga vacinar todas as pessoas acima dos 18 anos com ao menos uma dose até 20 de setembro. A mais recente distribuição de vacinas pela Secretaria da Saúde (SES) ocorreu na última sexta-feira (25), quando foram entregues a todos municípios um lote de 336,8 mil doses.

     A distribuição da semana passada contemplou o primeiro envio aos municípios de doses da Janssen, produzida pelo laboratório da Johnson & Johnson. O principal diferencial desse imunizante em relação aos demais é a necessidade de apenas uma dose para o esquema vacinal ser considerado completo.

     Na serra, a vacinação também segue em ritmo acelerado. Em Garibaldi, conforme o último Boletim Epidemiológico, 13.566 pessoas já receberam a primeira dose contra a Covid-19. Segundo a Secretária de Saúde do município, Clarisse Fátima Lagunaz, a expectativa é de encerrar a vacinação da população, com as duas doses, até o mês de setembro. 

     Em Carlos Barbosa, foram vacinadas 11.671 pessoas com a primeira dose, segundo o último Boletim. Já em Bento Gonçalves, de acordo com o último Informativo Epidemiológico, foram imunizadas um total de 44.771 pessoas com a primeira rodada de vacinação. Na soma total, os três municípios já imunizaram 70 mil pessoas com primeira dose, até o momento.

Calendário da vacinação

     O governo do Estado anunciou na semana passada a previsão da conclusão da aplicação da primeira dose contra Covid-19 em toda a população adulta (acima dos 18 anos) até 20 de setembro. Com isso, todas essas pessoas devem completar o esquema vacinal de duas doses (ou dose única) até o final do ano.

     As idades elegíveis para a vacinação vão sendo ampliadas gradativamente, conforme a chegada de novas doses ao Estado. Essa estratificação pode variar de município para município, conforme as estimativas populacionais. De forma geral, a expectativa da SES é encerrar o mês de junho com todas as pessoas acima dos 50 anos com uma dose recebida ao menos. Até o final de julho, ampliar essa marca para todos acima dos 40 anos e, até o final de agosto, para todos acima dos 28 anos. A última faixa – dos 18 aos 27 anos – tem a previsão de ser vacinada entre 1º e 20 de setembro.


MAIS NOTÍCIAS