Geral

Bento Gonçalves: Procon alerta população sobre golpes com cartões

Na manhã desta segunda (26), duas reclamações de cidadãos informando terem sido vítimas de fraudes foram atendidas
26/07/2021
Portal Adesso - Foto: Reprodução

     O Procon de Bento Gonçalves alerta a população para uma série de golpes envolvendo fraudes com cartões de crédito, que vem acometendo principalmente os consumidores idosos e cidadãos aposentados. Nos últimos meses, segundo o órgão, tem aumentado o número de denúncias, algumas já com ocorrências policiais consumadas. Ao longo dos sete primeiros meses deste ano, foram realizados pelo menos 1.600 atendimentos. Pelo menos 20 foram específicos de casos diretos envolvendo fraudes com cartões de crédito.

     Na manhã desta segunda-feira (26), o Procon recebeu duas reclamações de cidadãos informando terem sido vítimas de fraudes com seus cartões de crédito. O golpe consiste da seguinte forma: o consumidor recebe uma ligação ou mensagem via WhatsApp dizendo que os dados da pessoa foram clonados e que a suposta vítima tem que entregar o cartão e senha para alguém que irá até a sua residência para colher as informações.

     O Coordenador do Procon-BG, Maciel Giovanella, explica que os bancos não realizam esse tipo de prática, e alerta sobre esses golpes. “Isso é um absurdo, os bancos não realizam esse tipo de serviço, e é preciso ter um cuidado muito grande com quem irá receber em sua residência. Não se deve passar dados bancários para ninguém, muito menos por WhatsApp ou Facebook”, comenta.

     De acordo com o Coordenador “essas ferramentas não são confiáveis e é preciso ter um cuidado muito grande porque as fraudes estão aí, pessoas se dizendo de instituições bancárias, onde na verdade não são”, afirma Giovanella.

     Ainda segundo Giovanella, “esses criminosos, munidos dos dados bancários da vítima fazem cadastro em pequenos bancos, financeiras e realizam compras, fazem saques nas contas dos consumidores. Caso alguém, por alguma razão, tenha caído no golpe deve imediatamente procurar a polícia, realizar a abertura de um boletim de ocorrência e informar imediatamente o banco onde possui conta”, finaliza o Coordenador.

     Para maiores esclarecimentos, o Procon de Bento Gonçalves disponibiliza os seguintes telefones: (54) 3055-8547 /3055-8541 / 3055-8542 / 3055-8543 / 3055-8544 / 3055-8545.


MAIS NOTÍCIAS