Coronavírus

Estado e municípios definem novo cálculo de distribuição de vacinas

Rateio não levará mais em conta o critério de faixa etária
17/08/2021
Portal Adesso - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

     Prestes a completar a primeira dose de 100% da população gaúcha de 18 anos ou mais, meta prevista pelo governo do Estado para ser atingida até 25 de agosto, gestores municipais e estaduais, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nesta segunda-feira (16), definiram uma nova proposta de distribuição das vacinas contra a Covid-19.

     A partir da próxima distribuição de doses, que deve ocorrer na quarta-feira (18), o cálculo de rateio das vacinas não levará mais em conta o critério de faixa etária. “Vamos calcular quantas doses para primeira aplicação ou aplicação única cada município ainda precisa receber, independentemente de qual idade aquele município esteja vacinando”, explicou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Tani Ranieri. O cálculo será realizado levando em conta todas as remessas já distribuídas até o momento.

     De acordo com a secretária adjunta da Secretaria da Saúde (SES), Ana Costa, a distribuição por faixa etária foi utilizada até o momento com eficiência. "Agora, na contagem regressiva, é importante nos basearmos nas doses que faltam em cada um dos municípios para que cheguem na meta o mais próximo uns dos outros. Vamos completar juntos a meta que o Estado propôs”, afirmou.

     Os gestores municipais que quiserem reportar alguma distorção no rateio de doses ou pedir doses extras poderão entregar ofício à SES, que será analisado por uma equipe técnica conjunta entre a pasta e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS).

Panorama da vacinação

     O Rio Grande do Sul já recebeu e distribuiu 7,1 milhões de doses contra a Covid-19 para primeira dose (D1) ou dose única, o que corresponde a 81% da população gaúcha acima de 18 anos. Os municípios que, proporcionalmente, receberam menos doses receberam, no mínimo, 69,9% de doses para a primeira aplicação ou dose única de toda a população maior de 18 anos. Para atingir 100% desse recorte, ainda precisam ser distribuídas 1,6 milhão de doses. Até o momento, 39 municípios já informaram à SES que receberam doses suficientes para D1 de toda a população acima de 18 anos.

     Tani ainda salientou que, independentemente de eventuais distorções na distribuição, todos os 497 municípios irão receber as doses necessárias para toda a sua população vacinável. “Os ajustes são para corrigir o que ficou para trás, como pessoas que receberam a dose fora do seu território”, informou.

     O presidente do Cosems/RS e secretário de Saúde de Canoas, Maicon Lemos, parabenizou e agradeceu o trabalho realizado pela SES e pelo Cosems na definição de um novo critério de distribuição das vacinas aos municípios. “Precisamos ajustar os passos para chegarmos juntos aos 100%”, disse.

Distribuição

     Na quarta-feira (18), o Estado distribuirá às 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS) cerca de 200 mil doses de Pfizer e cerca de 40 mil de Coronavac que chegaram entre sábado (14) e ontem (16).

     Os imunizantes serão utilizados para avançar na campanha de vacinação como dose 1, e já será utilizado o novo método de cálculo.

     Ainda na mesma entrega, serão distribuídas cerca de 260 mil doses de Astrazeneca, utilizadas para segunda dose, cerca de 180 mil unidades que chegaram no fim da tarde desta segunda e 85 mil que estavam reservadas na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre.


MAIS NOTÍCIAS