Economia

Confiança dos empresários de serviços cai 1,6% em maio

02/06/2015
Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil

 

     O Índice de Confiança de Serviços (ICS) da Fundação Getulio Vargas (FGV) recuou 1,6% em maio em comparação ao mês anterior (abril), considerando-se os dados com ajuste sazonal. O ajuste sazonal ocorre quando os técnicos descontam o aumento das vendas de produtos em feriados ou datas comemorativas.

     A queda do índice reflete o declínio da pontuação que mede as expectativas de empresas de serviço em todo o país em relação aos próximos três meses: o índice, que correspondia a 85,9 pontos, em abril, caiu para 84,5 pontos em maio. A pesquisa foi feita em 2 mil empresas de serviço. A pontuação mede o grau de confiança dos empresários da serviços. Acima de 100 pontos, indica otimismo das empresas. Abaixo de 100 pontos, mostra pessimismo. O índice de maio revela que está piorando a percepção das empresas em relação à possibilidade de novos investimentos e à criação de empregos.

     Segundo o consultor de economia da FGV, Silvio Sales, as “avaliações [dos empresários de serviços] sobre o momento atual chegaram a um novo mínimo histórico: assim, ampliam-se os sinais de um segundo trimestre ainda mais fraco que o anterior”.

 

MAIS NOTÍCIAS