Saúde

Com 200 mil pacientes na fila do SUS, Estado pretende diminuir tempo de espera com tele-atendimento

02/06/2015
Rádio Guaíba

     A Secretaria Estadual da Saúde pretende expandir a utilização do serviço Telessaúde, que resulta de uma parceria entre o Ministério da Saúde, governo estadual e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O tele-atendimento funciona como uma consultoria especializada a médicos e enfermeiros das unidades básicas de saúde. O objetivo é melhorar o encaminhamento dos pacientes ou evitar que ingressem na fila de espera por atendimento com especialista. No Rio Grande do Sul, pelo menos 200 mil pessoas estão na fila do SUS.

     O Telessaúde está em funcionamento há mais de seis meses em 100 municípios gaúchos. Os primeiros resultados da tele-consulta mostraram que, no posto de saúde, os pacientes nem sempre eram encaminhados para o médico especialista correto. É o que explica o diretor do Departamento de Ações de Saúde da Secretaria, Élcio Farias. “Identificamos que muitos casos eram encaminhados sem muita certeza. Todos os pacientes querem ser atendidos pelo especialista, entretanto, em muitas situações isso não é necessário e o paciente pode continuar a receber a atendimento nos postos de saúde”, ressaltou.

     Para aderir ao programa, não é necessário firmar convênio. Basta que as secretarias municipais se organizem e orientem os médicos dos postos para esclarecer dúvidas via telefonema. Em diversos casos, como diabetes e insuficiência renal, os doentes podem prosseguir o tratamento na unidade básica de saúde local.

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