Geral

Morre Estevão Carniel, pai do prefeito de Garibaldi Alex Carniel

Aos 84 anos, ele estava internado na UTI do hospital Pompéia em Caxias do Sul
10/10/2021
Portal Adesso - Fotos: Arquivo Pessoal
Anterior Próximo

     Faleceu neste domingo (10), Estevão Carniel (84), pai do prefeito municipal de Garibaldi Alex Carniel. Nos últimos anos, ele enfrentava problemas de saúde devido à idade, e na semana passada, havia sido internado no hospital São Pedro de Garibaldi, quando na última quinta-feira (07) teve uma piora no quadro e foi transferido para o hospital Pompéia de Caxias do Sul. 

     Nascido em 26 de dezembro de 1936, Estevão era filho de Ângelo Carniel e Amabile Mioreli e pertencia a uma família de 11 irmãos.  Todos eram naturais de São Sebastião de Castro, que na época pertencia a Garibaldi. 

     Mais jovem da família, junto com os irmãos Severino, Octalvino e a liderança do irmão Gomercindo, eles montaram uma empreiteira onde construíam as primeiras casas no interior do município nos anos 50. Porém, aos 24 anos, o irmão Gomercindo contraiu tétano e faleceu. A partir daí, Estevão deixou o ramo da construção e com o auxílio dos pais, adquiriu um caminhão Ford T 600, passando a comercializar produtos agrícolas. Ele comprava dos agricultores do município e revendia em outras regiões, como para o quartel do Exército de Santa Cruz do Sul.

Depois, em 1967, com dois caminhões Alfa Romeo, ele começou a fazer viagens para fora do Estado como São Paulo e Espírito Santo, na época, as viagens eram feitas em estradas em  condições precárias. Com muita facilidade para o comércio, Estevão comercializava arroz e depois entrou no ramo dos couros. O agravamento cambial nos anos 90 e a crise calçadista, fez com que o comércio de couro diminuisse. Pensando no futuro, junto com os filhos, Estevão fundou a Transportes Biano em 1991. Hoje, a empresa é a maior transportadora de Garibaldi e uma da maiores da região com matriz em Garibaldi e filiais em São Paulo, Recife e João Pessoa.

     Casado com Honorina Lucian Carniel, eles tiveram quatro filhos; Adriano, Fabio e os gêmeos Alex (Prefeito de Garibaldi) e Andresa.

     Apaixonado por política, em 1976 Estevão Carniel concorreu a vereador pela ARENA, representando a comunidade de São Sebastião de Castro. Carniel foi o 17º mais votado da sigla e não se elegeu. Durante as três campanhas de vereador do filho Alex, Estevão atuou ativamente. Além de não perder nenhum comício em todos os bairros e interior, ele ainda andava pela cidade, buscando voto corpo a corpo com os eleitores. Nas eleições de 2016, ele costumava dizer que não iria morrer sem ver seu filho prefeito. Infelizmente, quando Alex se elegeu em 2020, Estevão já enfrentava problemas de saúde e não pode participar da cerimônia de posse do filho. 

     Muito integrado com a comunidade, Estevão Carniel foi uma importante liderança na comunidade Santo Antônio do bairro Champagne. Foi no seu período de presidente que o ginásio esportivo da entidade foi erguido. Carniel também integrou o quadro social do CTG Sentinela da Serra e participou de vários rodeios.

     Ele deixa a esposa Honorina, os filhos Adriano, Fábio, Andresa e Alex, noras, genro e oito netos. 

     A família ainda não informou sobre os atos fúnebres. Assim que informar, atualizaremos as informações. 



MAIS NOTÍCIAS