Trânsito

Sinaleiras inteligentes são instaladas no bairro Borgo em Bento

O novo sistema será responsável pelo acompanhamento integral da movimentação do tráfego de veículos
22/10/2021
Portal Adesso - Foto: Rodrigo De Marco/ Prefeitura de Bento Gonçalves

     A Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU), começou a instalação das câmeras do sistema de semáforos inteligentes no bairro Borgo, cruzamento entre as ruas São Paulo e Fiorelo Bertuol. O novo sistema será responsável pelo acompanhamento integral da movimentação do tráfego de veículos e na gestão das sinaleiras do local. O equipamento funciona até mesmo em situações de baixa visibilidade, em períodos noturnos, com neblina ou chuva.

Ao todo serão instaladas quatro câmeras. Segundo a SEGIMU, o local foi escolhido pelo fato de ser o semáforo do município com o maior tempo de espera e a maior quantidade de fases, além de ter um grande fluxo de veículos em todas as direções.

Como funciona o equipamento

     Os novos equipamentos estão sendo fixados à frente das sinaleiras e detectam a passagem dos veículos. O dado é enviado a um software que passará a planejar e calcular os tempos de verde (sinal aberto), com base nas informações repassadas. Com isso o sistema analisará o fluxo nos cruzamentos e decidirá automaticamente quais movimentos devem abrir ou fechar e por quanto tempo. De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Marcos Barbosa, “o novo sistema fará um melhor gerenciamento do trânsito no local, reduzindo o tempo de espera dos motoristas e melhorando o congestionamento nos horários considerados de pico, ou seja, com maior fluxo de veículos. Após a conclusão da instalação do sistema, a SEGIMU pretende realizar a instalação de mais semáforos inteligentes em outros pontos da cidade”.

     Ainda segundo Barbosa a expectativa é que na próxima semana o novo sistema já esteja funcionando, tornando o trânsito mais fluído. Queremos modernizar e desta forma dando mais mobilidade ao trânsito de Bento. E estamos definindo com a equipe técnica a instalação também em outro local do município". 



MAIS NOTÍCIAS