Geral

Coopershoes demite funcionários que haviam participado de manifestação

03/08/2013
Portal Adesso

            Reivindicando mudanças e melhores condições de trabalho, funcionários da Coopershoes realizaram forte protesto em frente a filial de Veranópolis no último dia 11  e 12 de Julho. Agora, eles afirmam estar havendo perseguição e dezenas de demissões.

            No protesto, o grupo havia entregue documento solicitando melhorias aos diretores da empresa, no entanto, dias depois ocorreram demissões. De acordo com o presidente do Sindicato do Vestuário de Veranópolis, Jandir Zacaria, as demissões causaram surpresa, mas ainda resta confirmar se são de pessoas que participaram da manifestação.

            Funcionários comentam que existe lista com pelo menos 200 nomes de colaboradores que devem perder o emprego. A decisão é contrária a uma das reivindicações apresentadas aos diretores em reunião na sede da fábrica, em Picada Café. No encontro, foi garantida a manutenção dos empregos das funcionárias que fizeram manifestação.

            Há a informação, que outros  trabalhadores estão em aviso prévio, entre remunerado e indenizado, mas não se tem conhecimento de quantos são. Além disso, uma pesquisa interna para analisar o clima interno da empresa foi realizada e aguarda-se o resultado para saber as próximas atitudes a serem tomadas. As horas não trabalhadas durante os dias de manifestação foram descontadas pela empresa, mas o Sindicato do Vestuário se dispôs a reembolsá-las.

             A comunidade de Veranópolis questiona os benefícios que a empresa recebe da prefeitura. Conforme o secretário de Administração Márcio Francisco Primieri, o município repassa mensalmente cerca de R$ 35 mil a Coopershoes, dinheiro que seria utilizado para pagamento do aluguel de onde funciona a fábrica. Por ano, a prefeitura de Veranópolis repassa cerca de R$ 420 mil.

             Em Garibaldi, a empresa também recebia este benefício. A prefeitura municipal pagava o aluguel dos pavilhões onde funciona a fábrica.

            A Coopershoes -  Cooperativa de Calçados e Componentes Joanetense Ltda, é uma empresa de calçados com sede na localidade de Joaneta, no município de Picada Café, e com filiais em Garibaldi e Veranópolis. Sua principal linha de produtos é a Converse All Star, da qual é a única licenciada no Brasil.

 

MAIS NOTÍCIAS