Geral

Garibaldi comemora 121 anos de emancipação neste domingo

Prefeitura Municipal preparou uma programação especial para celebrar a data
30/10/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação/Arquivo

     O município de Garibaldi comemorará, neste domingo (31), o aniversário de 121 anos de emancipação política. Para celebrar a data, a Prefeitura Municipal organizou eventos especiais, dentre eles a inauguração da Pista Itinerante de Esqui e a Gincana Municipal, que retorna depois de muitos anos com a promessa de movimentar o município.   

     A inauguração da Pista Itinerante será no dia do aniversário do município, com a solenidade de abertura iniciando as 10h30min, na rua Júlio de Castilhos, em frente a prefeitura. O circuito terá 120 metros de comprimento, 3,6 metros de largura, 40 torres de sinalização e ficará montado durante todo o dia. O evento contará com venda de espumante, praça de alimentação com food trucks, apresentação de esquiadores e aluguéis de esquis e botas para a população e turistas que quiserem ter a experiência de esquiar, com o auxilio de instrutores.

     A Gincana Municipal ocorrerá entre os dias 19,20 e 21 de novembro e contará com a presença de seis equipes, com um total de 299 participantes inscritos. A comissão elaboradora promete grandes tarefas que poderão ser enigmas, busca, tarefa relâmpago, esportivas, culturais e de raciocínio e que deverão envolver a comunidade de Garibaldi e região.

História

     O núcleo surge por ato de 24 de maio de 1870. Na data o presidente, Dr. João Sertório, cria as colônias Conde D'Eu e Dona Isabel, inaugurando um novo momento no processo de colonização e economia no estado do Rio Grande do Sul. Garibaldi intitula-se, inicialmente, Colônia Conde D'Eu, denominada assim em homenagem ao genro do imperador, casado com a Princesa Isabel.

     A Colônia Conde D'Eu foi o primeiro núcleo de colonização na região serrana do Rio Grande do Sul e era formada, em sua maioria, por imigrantes italianos.

     Garibaldi tornou-se oficialmente município em 31 de outubro de 1900, recebendo o nome em homenagem a ao italiano Giuseppe Garibaldi, que participou da Revolução Farroupilha e é considerado "herói dos dois mundos".

     O município é conhecido como a capital brasileira do espumante. A cada estourar é celebrado o trabalho de obstinados, que a cada ano perseguem o ciclo das uvas. Esse trabalho tem como pioneira a família Peterlongo, que em 1913 elaborou o primeiro espumante brasileiro, em Garibaldi.

     Atualmente, a cidade conta com uma população estimada de 35.440 habitantes, conforme último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Deste número, a grande maioria das famílias segue sendo natural de imigrantes italianos. 


MAIS NOTÍCIAS