Geral

Uso de máscara será obrigatório até dezembro na Serra

Decisão foi tomada durante reunião de prefeitos da Amesne nesta quarta (03)
04/11/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Em reunião online nesta quarta-feira (03), os prefeitos que compõem a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) trataram de diversos assuntos de cunho regional, voltados às mais diferentes áreas. Dentre eles o uso obrigatório de máscara como forma de proteção ao contágio contra a Covid-19.  Com alguns estados brasileiros optando pelo fim da obrigatoriedade do uso do acessório em ambientes externos, a Amesne decidiu pela permanência até, pelo menos, o mês de dezembro, quando será feita uma nova análise sobre o cenário pandêmico na região.

     Durante o encontro também foram apresentadas sugestões de mudanças nos protocolos regionais de prevenção à Covid-19, como a possível exclusão da cobrança do distanciamento na liberação da pista de dança e em estádios de futebol, bem como a normalização dos horários nas escolas, incluindo o retorno do período de intervalo. As mesmas serão submetidas à aprovação dos prefeitos no dia 11 de novembro, durante reunião presencial no município de Nova Prata. 

     Também foi debatido sobre a contrariedade dos municípios em atrelar percentuais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para Educação, e a percepção de aumento de casos de Autismo na região, colocando a Associação de Pais e Amigos do Autista de Farroupilha (Amafa) à disposição para convênio com outros municípios.

     Outro tema discutido foi a Lei Complementar 173 e a previsão de aumento salarial para servidores públicos municipais, a necessidade de padronização dos contratos da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a contrariedade da Amesne no que se refere à cobrança do passaporte vacinal e a preocupação do pequeno percentual de vacinação entre jovens entre 20 e 29 anos.

     Por fim, o Comitê Técnico da Amesne sugeriu para que os municípios mantenham suas estruturas de atendimento especialmente à Covid-19 até haver total segurança no controle da situação em toda a região.


MAIS NOTÍCIAS