Política

Investimentos em logística são tema de debates sobre alternativas para Garibaldi

Seminário recebeu quase 300 lideranças empresariais e políticas de diferentes regiões do Estado
29/11/2021
Portal Adesso - Fotos: Divulgação

     O ciclo de debates “Pra Fazer Acontecer” chegou, na última sexta-feira (26), a Garibaldi. O evento colheu contribuições do setor produtivo e da sociedade civil para a formulação do plano de governo do Progressistas (PP), que tem o senador Luis Carlos Heinze (PP) como pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Sul (RS). 

     Suprapartidário e aberto à sociedade, o seminário recebeu quase 300 lideranças empresariais e políticas das regiões da Serra, Encosta Superior do Nordeste e Campos de Cima da Serra, no CTG Sentinela da Serra. Este foi o oitavo e penúltimo debate da série — o último encontro está marcado para a próxima sexta-feira (03), às 19 horas, em Uruguaiana, com a participação de líderes da Fronteira Oeste e Sudoeste do Estado.

Contribuições

     Gilberto Pedrucci, diretor da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, destacou que as sugestões da entidade já estão contempladas pelo plano de governo do pré-candidato. "Heinze está sintonizado com as necessidades da população e da indústria. Somos uma terra de empreendedores e trabalhadores. Não precisamos de favores. Precisamos de incentivos e estímulos a produção," defendeu.   

     Carlos Bianchi, vice-presidente da Câmara da Indústria e Comércio de Garibaldi, ressaltou o importante trabalho de obras e melhorias que vinha sendo feito no município pelo prefeito e vice, Alex Carniel e Sérgio Chesini (Progressistas). Presidente do MobiCaxias – Associação Mobilização por Caxias do Sul, Rogério Rodrigues, destacou a necessidade de investimentos em infraestrutura, redução de custos logísticos e a construção do porto meridional em Arroio do Sal. Jocimar Berlatto, enólogo e viticultor, defendeu a valorização da produção nacional de uvas, que luta há anos pelo aumento de R$ 0,03 no quilo do produto.

Infraestrutura e logística

     No encontro, Heinze destacou os investimentos iniciados há três anos em um projeto, que começou há "mais de 200 anos, desde a época do imperador Dom Pedro II", do Porto Meridional, Arroio do Sal. "O custo da logística hoje é de mais de 20%. Empresas da Serra Gaúcha foram embora daqui por conta da falta de investimentos no setor. Neste instante, essa obra, esse sonho, se torna realidade," comemorou o pré-candidato ao governo do RS. 

     Ele ainda ressaltou o panorama geral do trabalho que vem desenvolvendo nos últimos anos no Senado Federal, sobretudo em relação à infraestrutura. “Nós vamos colher todas essas ideias apresentadas aqui pela sociedade e colocá-las no nosso plano de governo. As carências do Estado serão resolvidas com trabalho e investimentos do governo e participação ativa do setor produtivo”, afirmou Heinze.


MAIS NOTÍCIAS