Eventos/Cultura

Tecnovitis apresenta inúmeros lançamentos para o agricultor

Feira de Tecnologia para a Viticultura inicia hoje em Bento Gonçalves
01/12/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     A 4ª Edição da Feira de Tecnologia para a Viticultura (Tecnovitis) inicia nesta quarta-feira (01), em Bento Gonçalves. O evento ocorre na comunidade do 8 da Graciema, no Complexo Vila Michelon, no Vale dos Vinhedos e irá até o dia 03 de dezembro. A feira é realizada a cada dois anos pelo Sindicato Rural da Serra Gaúcha (SRSG), em parceria com entidades do setor. 

     São cerca de 100 expositores, entre marcas nacionais e internacionais, com inúmeros lançamentos para o agricultor. Além disso, a Feira conta com exposição de máquinas, seminários semipresenciais e híbridos, audiência pública, oficina de drones, startups, rodadas de negócios, entre outras atrações.

     Para o presidente do SRSG, Elson Schneider, a feira quer levar ao viticultor “condições para que ele tenha melhor qualidade de vida e rentabilidade em sua propriedade”, destacou.

Algumas novidades da feira

     As mais diversas marcas apresentarão lançamentos para os visitantes da feira. O Sicredi, por exemplo, apresenta o Digi Agro, um aplicativo que possibilita aos fornecedores transmitir de maneira online pedidos, do acompanhamento da operação até a aprovação. Além do estande, o Sicredi estará com uma Agência Móvel no interior também à disposição dos produtores rurais.

     A Tramontini Antônio Carraro é outro expositor que leva novidades, o novo modelo de trator ofertado para utilização em parreiras de uva e pomares de fruta. Trata-se do TC 5800F Major, o primeiro trator de montanha com rodas desiguais a ser lançado no Brasil.

     Uma das instituições parceiras na realização da Tecnovitis, a Embrapa Uva e Vinho, apresenta duas ferramentas para agricultura. O Crops- Sistema de Monitoramento de Doenças alerta usuários sobre o momento de maior favorabilidade à ocorrência de míldio no parreiral; e o Aplicativo Uzum Uva, que auxilia no diagnóstico de pragas, doenças e distúrbios na videira. Os lançamentos ocorrem na quinta-feira (02), a partir das 8h30min, no Seminário Técnico da Tecnovitis.

     Outro patrocinador da Feira, o Senar-RS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), estará com estande próprio e unidade móvel, onde serão ministradas palestras e oficinas. Destaque para os temas "Drone na Agricultura" e "Tecnologia de Aplicação", com duração média de 30 minutos, que serão ministradas três vezes ao dia.

     A 4ª edição da Tecnovitis tem a promoção e realização do Sindicato Rural da Serra Gaúcha (SRSG), com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) -, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo Federal, Emater/RS, Prefeitura de Bento Gonçalves, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS Campus Bento Gonçalves), Fetag-RS, SEGH (Sindicato Empresarial da Gastronomia, Hotelaria da Região Uva e Vinho), Embrapa, Farsul, Senar e Sebrae -, embaixada italiana em Porto Alegre, BRDE, além da Sociedade 8 da Graciema.


MAIS NOTÍCIAS