Geral

Prefeito Kirch e Corsan debatem sobre saneamento básico

Município trabalha para se adequar às normas estabelecidas por lei federal
21/12/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação/Sandro Darsie

     O prefeito de Carlos Barbosa, Everson Kirch, recebeu representantes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), na tarde desta segunda-feira (20), na sala de reuniões do Gabinete. Entre os assuntos debatidos, destacam-se a possível implantação do serviço Solutrat e a implantação da estação de tratamento de esgoto, prevista para o bairro Navegantes.

     O primeiro assunto consiste na limpeza de fossa e filtro por sucção, um método mais eficiente e com destinação adequada dos efluentes. Já a implantação da estação de tratamento irá captar a maior parte dos resíduos locais. Essa obra está prevista para o município, seguindo a Lei nº 14.026/2020, que atualiza o marco legal do saneamento básico no país e prevê que todas as cidades devem alcançar a universalização dos serviços de saneamento até 2033, garantindo que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto, reduzindo os despejos in natura em bacias e mares.

     Kirch afirmou que a pauta discutida foi muito positiva e que tanto o município, quanto a Corsan, projetam implantar os sistemas dentro do prazo legal, para o bem-estar da comunidade. 

     Além do prefeito, estavam no encontro os setores de engenharia, ambiental e jurídico da prefeitura, além do superintendente da Corsan em Bento Gonçalves, Tiago Moraes Dellanhese, a assessora Carina da Cunha e demais engenheiros da estatal.


MAIS NOTÍCIAS