Agricultura

Ações para minimizar efeitos da estiagem são realizadas em Bento

Plantações estão sofrendo com a falta de chuvas em toda a região
04/01/2022
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Uma reunião entre prefeitura de Bento Gonçalves e com a equipe da Secretaria de Agricultura e Subprefeitos, realizada na manhã desta terça-feira (04), tratou sobre ações a serem realizadas para minimizar os efeitos da estiagem. Estiveram presentes no encontro o prefeito, Diogo Siqueira, vice-prefeito, Amarildo Lucatelli, secretário Volnei Christófoli, adjunto Antônio Somensi, coordenador dos distritos, José Bertuol, subprefeitos de Tuiuty, Tiago Coser, do Vale dos Vinhedos, Marciano Batistello e de São Pedro, Leonildo Cavalet.

     Em reunião com Conselho Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (COMAPA), realizada na segunda-feira (03), ficou definido o envio de um caminhão pipa para transporte de água para a produção e trato dos animais. Também é programada a terceirização de caminhão pipa para transporte de água potável. 

     Para o prefeito, o momento é de atenção, visto que as plantações estão sofrendo com a falta de chuvas na região. “É um período muito importante para região, de início da colheita da safra, e precisamos além de dar condições para escoamento da produção, buscar amenizar os efeitos da estiagem. Precisamos estar em alerta, por isso já estamos monitorando a situação desde o ano passado e procurando atender o que for necessário. Estamos com planejamento, caso precise uma ação mais forte nas localidades”, alertou Siqueira.

Tuiuty

     Em Tuiuty, os trabalhos iniciaram ainda no mês de dezembro, atuando no auxílio para escavar mini reservatórios em localidades mais prejudicadas.  

     A subprefeitura também atua fortemente para auxiliar as famílias que estão sem água potável como em Verissimo de Mattos, Linha Marfisa e KM2. Ainda no fim de 2021, foi realizada uma reunião com as famílias e Corsan para tratar sobre a situação.

Vale dos Vinhedos

     No Vale dos Vinhedos três propriedades necessitaram água para produção. “Ao longo desses dias foram três pedidos de água para tratamento de vinhedos no 06 da Leopoldina e também para levar água até a Linha Zemith, onde tem produção de morangos. Essa água foi transportada por um caminhão pipa e também tivemos o auxílio do Corpo de Bombeiros”, salienta o subprefeito.

São Pedro

     Sobre a situação em São Pedro, o coordenador dos Distritos ressaltou que “estamos orientando os moradores a economizarem água, e caso alguém precise fazer um reservatório a Secretaria de Agricultura irá disponibilizar uma máquina para isso. Estamos acompanhando atentamente a situação com a população”.

Faria Lemos

     A subprefeitura atua com prioridade na limpeza de reservatórios, abertura de valas e segue monitorando a situação.


MAIS NOTÍCIAS