Geral

Estado contabiliza 200 municípios em situação de emergência devido à estiagem

Desse número, 52 já foram homologadas pelo estado e 47 reconhecidas pelo governo federal
13/01/2022
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 200 já decretaram situação de emergência por conta da estiagem, até esta quarta-feira (12). Desse número, 52 já foram homologadas pelo estado e 47 reconhecidas pelo governo federal. 

     Acompanhada do vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, cumpriu agenda em Santo Ângelo na quarta, onde verificou de perto a situação do interior gaúcho. O objetivo da visita foi conversar com os produtores rurais para buscar soluções ao problema. 

     A secretária se reuniu também com lideranças locais em um auditório da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões para discutir o tema. No encontro ainda estavam presentes equipes técnicas do Ministério da Agricultura e representantes da Secretaria Estadual. 

     Tereza Cristina destacou que não há como mensurar por enquanto as perdas, mas o foco neste momento é minimizar os problemas, agindo rápido. Segundo o governo estadual, o agronegócio tem participação em mais de 40% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual e 60% das exportações do Rio Grande do Sul.


MAIS NOTÍCIAS