Coronavírus

Estado registra os dois primeiros óbitos da variante Ômicron

Ao todo, 264 casos confirmados ou sugestivos para essa linhagem já foram identificados
18/01/2022
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     O Rio Grande do Sul (RS) registrou os primeiros óbitos por Covid-19 com resultados indicativos para a variante Ômicron. Trata-se de residentes dos municípios de Sapiranga (homem de 88 anos) e Progresso (mulher de 86 anos). Ao todo, o RS já identificou 264 casos confirmados ou sugestivos para essa linhagem, distribuídos em 46 municípios.

     Os dois pacientes tiveram início de sintomas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, com os óbitos ocorrendo em 2 e 5 de janeiro, respectivamente. Ambos eram vacinados contra a Covid-19 e apresentavam comorbidades. O Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) realizou os exames que identificaram a variante.

     A Ômicron foi identificada originalmente na África do Sul e é apontada como a responsável pelo súbito aumento de casos em vários países, fenômeno também percebido no Estado nas últimas semanas.

     A declaração desses dois óbitos alerta para a importância de serem mantidas e reforçadas as medidas de prevenção: completar o esquema vacinal e as doses de reforço, usar máscara e evitar aglomerações.


MAIS NOTÍCIAS