Política

Reunião debate ações para estiagem em Bento Gonçalves

Foram encaminhados ao Governo do Estado pedidos para perfuração de poço e açudes
24/01/2022
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     O prefeito em exercício de Bento Gonçalves, Amarildo Lucatelli, esteve reunido nesta segunda-feira (24) com o secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Volnei Christófoli e o geólogo Luiz Pinto para falar sobre a estiagem no município. No dia 20 de janeiro foi homologado pelo Governo do Estado, o decreto de emergência na área rural devido à falta de chuva e altas temperaturas, que prejudicam a produção.

     Nesta manhã, foi encaminhado para a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) o ofício para habilitação do município na primeira etapa do programa Avançar na agropecuária e no desenvolvimento rural- eixo estratégico Irriga + RS, visando à celebração de convênio que objetiva a construção de dez açudes, com dimensão aproximada de 1.600 m3 cada.

     Para essa finalidade, o Conselho Municipal da Agricultura, juntamente com escritório da Emater, ficará responsável pelo desenvolvimento dos projetos, bem como a seleção dos beneficiários.

     O secretário Volnei destacou a importância do atendimento desta demanda “para que os produtores possam irrigar as áreas de plantio, garantindo a produtividade durante o ano todo, diminuindo as perdas em períodos de estiagem, contribuindo também com o desenvolvimento”, falou. 

     Também foi solicitada à perfuração de um poço artesiano completo - bomba submersa, quadro de comando, e outorga de captação -, bem como a implantação de torre metálica com caixa d'água nas localidades de São Valentin, Vale Aurora, Distrito de Faria Lemos.

     O prefeito em exercício ressaltou “que serão ações importantes neste período de estiagem, aliado ao trabalho realizado pela secretaria de agricultura para minimizar os efeitos da falta de chuva. Precisamos estar com um trabalho intenso nas localidades”, destacou Lucatelli.

     O próximo passo é a homologação dos projetos pelo governo estadual.


MAIS NOTÍCIAS