Agricultura

Governo federal reconhece decreto de situação de emergência em Bento  

Reconhecimento permite que produtores consigam financiamento de forma facilitada 
27/01/2022
Portal Adesso - Foto por Drazen Nesic de Pixnio

     O governo federal reconheceu o decreto de situação de emergência em Bento Gonçalves, por conta da estiagem. A portaria nº 221 foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (27). O decreto anteriormente foi homologado pelo estado e permite que produtores consigam financiamento de forma facilitada para amenizar o prejuízo em suas lavouras. 

     Segundo laudo da Emater, a estimativa de prejuízo no setor primário é de cerca de R$ 37 milhões, com uma perda de 20 a 25% da produção foram afetados os cultivo da uva, outras produções (pêssego, laranja, bergamota, ameixa e outros), olerícolas e o milho. 

     A Prefeitura já trabalha auxiliando os produtores na abertura de reservatórios, transporte de água para a produção e os animais e outras ações.

     As perdas financeiras que os produtores do Rio Grande do Sul (RS) deverão alcançar devido à estiagem que assola o estado já chegam a R$ 36,14 bilhões. É o que informa o segundo levantamento realizado pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS). 


MAIS NOTÍCIAS